consultoria-estilo1-1024x768-8825779

Depois destas pequenas férias, que aproveitei para descansar um pouquinho e para fazer algumas manutenções necessárias na plataforma do blog, estou de volta para contar uma novidade: acabei de fazer uma formação em consultoria de estilo!

Eu sempre “namorei” esta formação, mas eu não entendia como transformá-la num trabalho que estivesse conectado com este universo handmade que eu amo tanto!

Se fosse para aprender um método só para aplicar em mim mesma, seria mais efetivo eu contratar uma consultoria de estilo, certo? Mas a jornada toda de estudos deste ano me ajudou (e olha que ela ainda não acabou) a juntar as peças deste quebra-cabeça profissional, ufa!

Foi bem no intensivão de estudos do Decola Lab (preciso contar mais sobre ele também, né?!) que as queridas Fê, Cris e Kamimi da Oficina de Estilo abriram uma turma de formação em consultoria. Confesso que me joguei, mesmo que com medo, e agora estou super feliz com a decisão tomada!

Oficina de Estilo

Eu acompanho o trabalho da Oficina de Estilo há anos, já comentei sobre o livro delas que comprei e usei bem, em 2013 e como acredito na metodologia delas: focada nas pessoas (não em moda ou modismos), sem encaixar ninguém em “caixinhas” restritivas, levando em conta as prioridades de vida e de alma de cada uma (ai que demais!).

Então, se era para eu atuar nesta área, tinha que ser com este método. Tudo que aprendi ao longo dos anos com elas ajudaram tanto na minha jornada de auto-conhecimento, por que não aprofundar este estudo e direcioná-lo para atender outras pessoas, não é?

A formação

Foram 6 dias intensos de conteúdo e de vivências com as outras consultoras da turma. Conhecemos profissionais da área com experiências variadas e, na minha opinião, o maior aprendizado – junto com as técnicas – foi entender que não é sobre nós mesmas, e sim sobre a pessoa que estamos atendendo. Não importa mais o nosso gosto pessoal (que a gente costuma usar muito para dar palpites) e sim o que a cliente precisa para se vestir com autonomia, conforme a vida que leva e os desejos que tem em relação ao que quer comunicar para o mundo.

A vida da gente não deve girar em torno das roupas e sim viver uma vida em que as roupas ajudem a transmitir quem a gente é. Vestir-se e depois ir viver a vida sem pensar mais na roupa (já que ela veste a gente bem, deixando a gente linda, transmite o que a gente quer, está adequada à vida que a gente leva) é o resultado entregue no processo.

Eu sempre acreditei neste conjunto todo de valores e fiquei feliz demais por ter confirmado isso ao fazer esta formação! Aqui, alguns cliques da ODE durante a semana da formação!

Consultoria de estilo: é pra mim?

Sim! A consultoria de estilo é para todo mundo que quer facilitar o vestir e ficar preparado para escolher o que e como vestir com segurança sozinho depois! Não precisa ser celebridade ou executivo de multinacional nem precisa viver um processo traumático como o que a gente vê nos programas de TV em que a pessoa é denunciada por alguém e tem que jogar o guardarroupas todo fora.

A consultoria acontece de maneira conjunta com a cliente e com alguns encontros presenciais é possível identificar o que é importante para a cliente, aproveitar bem o que ela já tem no armário (tá vendo, nada de jogar o armário todo fora!), identificar as cores que mais combinam com ela, bem como compreender seu tipo físico e assim montar uma proposta de identidade visual que servirá como um guia para as etapas seguintes, que são bem mão na massa!

A etapa de revitalização do guardarroupas ajuda demais a entender o que fica, o que sai e o que precisa entrar (se for o caso) e a experiência em lojas ajuda a conhecer e entender modelagens, tecidos, caimentos e como as cores podem ser usadas. E tem que sair comprando tudo novo, loucamente? Não se a cliente não quiser/precisar!

No final, após uma etapa de montagem de looks, a cliente terá um armário mais conciso em que as peças combinam bem entre si e que combinam demais com ela mesma! Como este