Costura “Vapt-Vupt” do dia!

Olá!

Ontem eu estudei um tanto para a prova que vou ter e ainda sobrou um tempo para costurar, oba!

Resolvi passar um projeto menor na frente do vestido que comecei no final de semana e, já que consegui acabar ontem mesmo, estou criando este post para contar logo e não esperar até 2a feira que vem, o que acham?

Bom, eu fiz uma Carteira em Quilt do livro “Costure!” da Cath Kidston. Apesar dela ter sido pensada certamente para ser uma clutch, admito que quis fazer algo bonito e suficientemente grande para montar meu kit de ferramentas para levar para as aulas de costura. Explico: como faço dois cursos e, em ambos, preciso levar minhas tesouras, alfinetes e afins, acabo sempre ocupando minha capa de iPad, por também ser quiltada (pois carrego objetos pontudos e/ou cortantes, acho mais seguro) e por ter zíper. Só que se quero carregar os dois, uma parte fica “desalojada”, rs!

Por esse motivo, ao chegar em casa, desmonto este “pacote” e quando chega a aula seguinte, monto tudo de novo. Acho isso um saco, sinceramente, rs! Fora que às vezes eu acabo esquecendo de levar alguma coisa… Resolvi montar um kit permanente para as aulas, já que várias das coisas eu tenho mais de uma e podem ficar lá direto: tesoura, desmanchador de costura, fita métrica. O que eu não tenho repetido eu vou providenciar, nunca é demais!

O que mais levou tempo do projeto foi fazer o quilt à mão, o que não me incomoda em nada, pois eu adoro essa parte!

O tecido usado na parte de fora é de um kit de retalhos da Cath Kidston mais grosso, parece uma loninha. Para o fechamento, estreei minha “fabriquinha de botões forrados” também da Cath Kidston (post aqui).

A carteira em si é simples, mas o quilt à mão, a sianinha da aba e o fechamento com botão deixaram a peça bem charmosa!

Por enquanto, o que está no kit é isto aqui:

Carbono para tecido, lápis com borracha, alfinetes e giz para tecido, fita métrica, carretilha, desmanchador de costura, tesouras. Vão entrar ainda o cortador circular e os alfinetes para Patchwork.

Fui fazendo a peça sem saber ainda como faria para fechá-la com o botão. Só no final adaptei um elástico redondo, por dentro da aba mesmo. Numa próxima costuraria este elástico na hora de fechar a aba da carteira, assim ficaria melhor acabado…

Aproveitei a aba fofinha para colocar duas agulhas de mão, pois nunca lembro de levar, rs!

Vou usar hoje mesmo!

Gostaram?

Beijos e boas costuras!

5 Anos de Blog – Minha Manta de Retalhos está de volta!
Look do Dia: Carteira em Crochê!
Costuras da Semana!

Olá!

Semana passada, com muitos dias feiosos aqui em São Paulo, só se salvou por uma coisa: a costura à mão. Minha colcha foi a costura principal, então consegui montar muitos hexágonos novos (lembra que semana passada eu mostrei quantos foram cortados recentemente? São muitos esperando virar sanduíche com hexágonos de papel, rs).

Ainda não surgiram muitas rosetas novas, pois a produção dos hexágonos é a tarefa da vez. Ainda assim, aumentou um pouquinho. Saldo de rosetas estampadas até o momento: 26 (de 146).

Resolvi fazer algumas fotos de como está a colcha no momento, olha só:

Lá em cima, pilha de rosetas prontas. Ao lado das rosetas, hexágonos prontos. Embaixo das rosetas, hexágonos com papel para costurar. Na parte de baixo, hexágonos de tecido.

As 26 rosetas prontas até agora.

No curso de Patchwork, a última aula do semestre (já pode ficar com saudade?) rendeu muito, aprendi a montar a capa de almofada e cheguei em casa com uma delas praticamente pronta, assim conseguirei montar a outra sozinha.
Adorei a combinação das cores, o viés que dá acabamento (sem traumas, eeeehhhh!) e o quilt à mão do motivo central em rosa. Aposto que a outra capa também será uma delícia de terminar. Tendo as duas terminadas, mostro por aqui!

Olha a primeira capa prontinha!

Posso deixar assim pendurada no meu quartinho? Rs

Quilt à mão no catavento rosa do centro. Adoro fazer

Transpasse na parte de trás e acabamento em viés.

Cantinho da frente e acamento em viés.

Esta semana eu estou finalmente de férias dos cursos todos (ah, e passei de estágio no alemão, viva!) e estou me programando para resolver algumas coisas pessoais, mas deixando um tempo para costurar todos os dias. Aguarde as novidades!

Beijos e boa semana!

5 Anos de Blog – Minha Manta de Retalhos está de volta!
Como fazer toalhas de mesa!
Passo a passo – pontos invisíveis à mão

Olá!

Como contei no ultimo post, hoje estou inaugurando a sessão de “passo a passo” aqui do blog!
Não terá uma periodicidade definida, mas quando algo legal puder ser transformado em “passo a passo”, pode deixar que eu vou fazer!

Eu aproveitei que tinha a barra do meu vestido verde para fazer na semana passada, também o solzinho bom que iluminava o meu quartinho e fotografei em alguns passos como fazer pontos invisíveis à mão.

Eu sei que a gente fica muito animada com máquinas cheias de pontos e recursos, mas tem coisas que a costura à mão continua resolvendo muito bem. Como diria a minha mestra do Patchwork, Tati, “a costura à mão tem seu valor!”

Este ponto é muito bem vindo para dar um acabamento fino em barras de calças, saias e vestidos.
Quanto mais parecida com a cor do tecido for a linha que você usar e quanto mais imperceptíveis forem os pontos, melhor ficará o resultado!

Vamos lá?

Procure usar uma agulha que não seja grossa, pois pode marcar o tecido.A linha é simples e não esqueça de dar um nó na pontinha dela para prendê-la ao tecido.A barra precisa ser presa com alfinetes ou alinhavada, para facilitar o trabalho.

Com a barra dobrada virada para você, esconda o nó da linha passando a agulha por dentro da barra e saindo na borda de cima dela, como está aqui acima.Comece o ponto passando a agulha pelo tecido de fora, procurando fazê-lo o menor possível. Isso é que vai garantir o bom resultado no final. Ainda não passe toda a agulha e linha, você só vai fazer isso quanto terminar o ponto.

Coloque agora a ponta da agulha na barra, logo abaixo do ponto que você fez no tecido de baixo.Aqui a pontinha da agulha está aparecendo só para mostrar o movimento, mas você vai passar a agulha por dentro da barra, como se ela fosse uma “canaleta”, igual a foto a seguir:

Aí sim, você pode puxar a agulha e a linha e terminar o ponto!

A parte de fora fica assim, com alguns pontinhos que tendem a sumir depois de passar a peça.Como a linha que usei era idêntica a cor do tecido do vestido, ela não aparece!

Tchãraaaaan!!

Relembrando:
1. Passar a agulha pelo tecido de fora fazendo o menor ponto possível;
2. Descer paralelamente com a agulha e entrar com ela na barra dobrada;
3. Deslizar pela barra como se ela fosse uma canaleta e sair um pouco a frente (0,5cm, mas pode variar conforme a espessura do seu tecido).

Além de dar um acabamento ótimo em barras de roupas, você também pode aproveitar este ponto para, por exemplo, fazer o acabamento daquela bolsa ou necessaire que você costurou e teve que deixar um “buraquinho” no forro para desvirar a peça e terminá-la! Fica ótimo e não é difícil de fazer!

Gostou? Espero que sim!

Beijos!

5 Anos de Blog – Minha Manta de Retalhos está de volta!
Tradutores para Costura
Katia Linden
Sou de São Paulo, publicitária de formação e várias outras coisas por admiração e escolha própria: feminista, mãe de cachorros, tatuada, amante de música, viciada em Grey's Anatomy, costureira, modelista, consultora de estilo e (também, ufa) autora deste blog.
Sobre o Blog ⟩
Newsletter

Assine a minha newsletter e receba novidades exclusivas por e-mail!

Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Email inválido.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres. (Obrigatório!)
keyboard_arrow_right
close
Vencendo a minha maior resistência: vender!
Sobre Florescer em Pleno Inverno