Pois bem, quem me acompanha por aqui sabe que eu estive estudando bastante para voltar a trabalhar. Era um grande passo empreender novamente depois de alguns anos “curtindo”. Coloco entre aspas pois eu aprendi muita coisa, em uma fase muito despretensiosa em termos profissionais, mas que vi depois que podia ser reunida num mix profissional único e só meu. Contei um tanto sobre esse processo de transformação e estudo aqui, quando apresentei a minha nova marca.

Dentro deste mix, estava sim o plano de voltar a dar aulas. Para mim, passar conteúdo adiante é uma oportunidade única de aprender ainda mais, de estar em contato com pessoas de vivências diversas mas interesses semelhantes, de passar adiante o caráter terapêutico das costuras e das manualidades.

Aulas no Sesc Ipiranga

Em agosto, um mês especialmente difícil para mim, pois eu já estava doente, recebi o convite do Sesc Ipiranga para dar um curso de costura de dois meses no Programa de Trabalho com Idosos que esta unidade desenvolve. Por eu estar muito mal, quase recusei, mas sei que recebi um empurrãozinho dos céus vindo do meu pai dizendo “topa, minha filha, até outubro vai estar tudo bem”. E foi o que eu fiz.

Aos trancos e barrancos desenterrei meu CNPJ e me cadastrei no Sesc, desenvolvi o conteúdo, com projetos rápidos e fáceis de executar, pensando em decorar a casa ou mesmo presentear na época do Natal.

Outubro chegou, o pior do furacão já tinha passado. No primeiro dia de aula (depois de três anos sem dar aulas) eu estava super nervosa. Mas foi conhecer a turma e começarmos a colocar o primeiro projeto em execução que eu me senti em casa de novo!

Esse retorno me fez lembrar das minhas capacidades, do meu amor pela costura em um ano em que mal cheguei perto da minha própria máquina, de como adoro ensinar. E assim seguiram os encontros, de outubro a dezembro!

Os projetos

As garotas fizeram almofada em forma de nuvem com pompom, capa de almofada transpassada, bolsa forrada, lenço dupla face, caminho de mesa com aplicação, aprenderam a fazer canto mitrado numa toalha de chá. Tudo em horas que passavam rapidinho! Aqui na galeria de fotos estão alguns momentos registrados ao longo dos encontros!

O mais legal é que alguns projetos foram ganhando bordados, aplicações, crochês, tudo por conta própria das garotas! Quer coisa mais legal do que juntar as habilidades que a gente tem para deixar os projetos mais ainda com a nossa cara?

Agradecer, sempre!

Sempre vou lembrar com carinho desses dias, dessa retomada num momento tão importante da minha vida! Agradeço a todas as participantes e também à Nathalia (e toda a equipe do Sesc Ipiranga) pela oportunidade!

E assim estou de volta, logo volto com mais novidades!

Bora costurar bastante em 2019?