QUE DELÍCIA INICIAR UM NOVO ANO COM POST NOVO POR AQUI! FELIZ 2025!
Minha expectativa é que eu consiga mostrar toda a minha produção do ano passado, que não foi enorme, mas muito significativa para mim!
Mas vamos ao tema de hoje: o bom de ser professora e estar em contato com bastante gente, de idades e gostos distintos, é que as pessoas trazem novas referências pras aulas. Eu, vez ou outra, embarco nos projetos em dose dupla: para ajudar a aluna a fazê-lo da melhor forma possível e acabo fazendo uma peça para mim também, rs.
Em julho minha querida aluna Paula trouxe essa referência: um molde gratuito de uma blusa bem ampla, pensada para ser tamanho único, com mangas morcego. Se quiser fazer também, entre nesse link!
Sempre falo que, em projetos assim, a gente precisa caprichar nos acabamentos, senão corre o risco de parecer que pegou um corte de tecido, abriu uns buracos para passar a cabeça e os braços, né?!
Gostei tanto da ideia, além de eu estar precisando de umas partes de cima novas, que eu fiz também.
Escolhi um algodão com seda lilás, que forma um jacquard, que eu comprei ali por 2015 ou 2016. Acho que foi nessa época pois tenho uma outra blusa com o mesmo tecido (só que em azul e em outra padronagem) desta época. Se quiser ver, é só clicar aqui.
Em agosto, após algumas horas de trabalho (dessa vez eu não contei quantas foram), a blusa ficou pronta. Vamos aos detalhes?
UMA BLUSA SIMPLES, COM DETALHES CAPRICHADOS
Esta blusa só tem duas costuras de união, nas laterais. Optei por fazê-las em costura francesa para ficarem bem bonitas. As aberturas do decote e das mangas eu finalizei com viés do próprio tecido, com a última costura feita com pontos invisíveis à mão, também sempre um sucesso. A barra foi feita com bainha de lenço, a mais fina que eu consigo fazer. Só por conta destes acabamentos que demorou mais um pouco, mas sempre valem a pena para deixar a peça mais caprichada.
As costas são mais longas que a frente, ambas com acabamentos arredondados. Desta forma, a amplitude da peça não faz com que ela fique desengonçada no corpo.
(Clique em uma das imagens para ver em tela cheia)
Eu usei 1,30m do algodão com seda que eu já tinha em casa e fiz o viés com o que sobrou do corte da blusa. Para fazer exatamente como está no molde, é melhor que seu tecido tenha 1,40m de largura. O meu tinha um pouco menos e eu precisei fazer uma pequena modificação no molde para fazer caber.
LOOK DO DIA
A primeira vez que eu usei a minha blusa foi em agosto, logo que terminei, para dar aula no mesmo dia em que minha aluna Paula foi com a blusa dela (lógico que combinamos). Coloquei uma saia mais justa para equilibrar as proporções e gostei! A blusa da Paula foi feita com uma sarja de viscose e ficou muito linda!
Blusa com mangas morcego: Seda Jacquard (70% Algodão, 30% Seda), comprada entre 2015 e 2016 na Texprima. Molde gratuito Batwing Blouse de Sasha Starlight.
Colar: Caterina Foi Passear
Saia: Fernanda Yamamoto
Tênis: Adidas
Mas, o look do dia fotografado com mais detalhes para postar aqui no blog, foi este de dezembro, quando eu comemorei meu aniversário com minha amiga Rosângela na Balsa, um lugar que adoramos.
Estava chovendo no dia, mas a parte fechada do bar deu conta de aproveitarmos bastante até à noite, com direito a DJ. Estava mesmo com saudades de sair pra dançar!
Usei a blusa com shorts rosa e tênis verdes, tudo bem clarinho. Deixei as cores mais escuras pro meu batom vermelho de sempre e meus óculos azuis. Gostei também!
(Clique em uma das imagens para ver em tela cheia)
Blusa com mangas morcego: Seda Jacquard (70% Algodão, 30% Seda), comprada entre 2015 e 2016 na Texprima. Molde gratuito Batwing Blouse de Sasha Starlight.
Colar: Caterina Foi Passear
Shorts: Mnmal
Tênis: Adidas
Eu amei esta blusa e, mais ainda, ter usado um tecido que estava guardado há tantos anos!
Me conta o que você achou nos comentários!