Olá!
Para fechar esta série de posts sobre New Orleans, deixei por último um aspecto surpreendente do festival que fomos nesta cidade tão especial: muitos crafts para ver e comprar!
Eu e o Ricardo gostamos muito de ir a shows e festivais. Normalmente o que rola “por fora” das atrações musicais são ligadas a entretenimento e venda de produtos das empresas anunciantes ou patrocinadoras do evento em questão.
Quando estávamos pesquisando sobre o festival, um item me chamou a atenção no site oficial do Jazz Fest, uma seção dedicada aos crafts e outra muito interessante voltada à cultura. Aí eu tive certeza que eu tinha que viajar até lá, rs!
Como se trata de um festival de música e cultura em geral, pudemos conferir muitas coisas além dos shows, ou seja, só ficaria parado se a vontade fosse essa!
Procuramos visitar tanto quanto foi possível e foi uma supresa agradável a cada espaço visitado! Sei que não conseguimos ver tudo, mas tudo o que vimos foi bom demais!
Vou colocar algumas fotinhos aqui, mas se quiser ver mais, essas duas seções do site do Jazz Fest que coloquei o print acima tem todos os expositores!
Congo Square African Marketplace
Fica junto do palco Congo Square, onde encontramos uma variedade de artesãos locais, nacionais e internacionais que exibem antigas técnicas de artesanato, bem como variações modernas e adaptações dessas técnicas.
Contemporary Crafts
A parte de Crafts Contemporâneos fica perto das tendas de Blues, de Jazz e de Música Gospel (esta última recebia uma visita nossa todo dia, é contagiante e linda!). Crafts variados estavam à venda, como roupas, artigos em couro, acessórios, jóias, objetos de decoração feitos de madeira, cerâmica, metal e outros materiais e técnicas, assim como esculturas e fotografias!
Louisiana Marketplace e Louisiana Folklife Village
As duas áreas estão bem próximas, sendo que a primeira era de venda de produtos artesanais do estado da Louisiana a venda, em especial da cidade de New Orleans. A segunda eram tendas de artesãos demonstrando seus trabalhos ao vivo.
Quando cheguei ao Louisiana Folklife Village, muitos suspiros, foi a parte que eu mais gostei! Todos eram muito disponíveis para contar sobre seus trabalhos, para tirar fotos e tudo mais. Era mais uma forma de ter contato com a cultura, arte e tradições locais!

… e de violinos… Também tinham outros instrumentos como violões e guitarras! Nada mais justo numa cidade tão musical, não é?!
Para contar mais sobre o Mardi Gras (o carnaval de lá), três expositores chamaram muito a atenção:

Um traje de Big Chief todo feito à mão. O próprio Big Chief (uma das figuras do Mardi Gras Indians) estava lá e me contou um tanto sobre o trabalho realizado e o peso das roupas (ele prefere que as peças dele não sejam tão pesadas para que ele possa dançar, por exemplo).
Exposições no Grandstand
O Grandstand é uma estrutura fixa do local, composta pelas arquibancadas de onde as corridas de cavalos podem ser assistidas. Durante o festival, acontecem entrevistas, shows, demonstrações culinárias e exposições, além de possuir os melhores banheiros, já que não são banheiros químicos, rs!
Nós visitamos a exposição de fotografia e também as exposições sobre algumas tradições locais. Mais uma vez, adoramos tudo!
Nossas compras craft no festival
Fiquei babando por muita coisa que estava à venda, mas algumas delas seriam impossíveis de trazer na mala. No fim das contas, eu e o Ricardo ficamos apaixonados pelo trabalho de um fotógrafo que estava lá vendendo suas lindas imagens desta cidade incrível. As fotos foram fáceis de trazer na mala e agora já estão devidamente emolduradas e em seus devidos lugares aqui em casa. O fotógrafo L.J. Goldstein – The Brass Camera estava vendendo suas lindas fotografias lá na área de Contemporary Crafts.

Esta linda senhora sorrindo em uma janela está na parede da escada. Eu a vejo sempre e fico sempre feliz! (Fonte)
O menino à esquerda é o Trombone Shorty, um dos mais famosos músicos de NOLA da atualidade.Nesta foto ele ainda era pequeno, hoje em dia é um moço de muito respeito!Esta foto está em meu quarto. (Fonte)
Também trouxemos um pôster do festival, que ficou maravilhoso depois de emoldurado. Ele foi criado por Paul Rogers e chama “House of Swing – Portrait of the 1st Family of Jazz” (Casa do swing – retrato da primeira família do Jazz). Tem mais informações e até como comprar aqui.
Foram ótimas aquisições, lembranças de uma viagem incrível que agora embelezam a nossa casa!
Uma viagem especial em seis posts
Se você quiser conferir todos os posts desta viagem, listei todos aqui:
1. New Orleans: Um sonho de viagem realizado, com muita música e crafts!
2. Os looks do primeiro final de semana do Jazz Fest!
3. Look do dia: Mini Saia de Malha!
4. Viagem com Costura: a Fábrica do Carnaval e lojas de tecidos em New Orleans!
5. Os looks do segundo final de semana do Jazz Fest!
6. Viagem com Costura: Um festival muito craft em New Orleans! (que é este que você está lendo!)
Ufa, missão concluída!
Espero que você tenha gostado, foi uma viagem surpreendente e eu fico muito feliz de ter compartilhado muitos detalhes dela por aqui!
Beijos!