Costuras “Vapt-Vupt” de Final de Ano!

Olá!
Este post é para contar uma produção no melhor estilo “costuras da semana” misturada com “costura vapt-vupt”!

Entre o final do dia 29/12 e o final do dia 30/12 eu fiz três peças de roupas! Como saiu tudo tão rápido? Eram projetos simples, que eu já tinha feito antes (ou seja, já estava por dentro do processo de como fazer) e que os moldes estavam praticamente prontos para usar. Eu já tinha também todo o material em casa e não precisei sair para comprar nada, uma maravilha!

O primeiro projeto foi fazer um vestido para usar na virada do ano. Enrolei até onde deu por conta da dúvida do que fazer e que tecido usar. No fim das contas, fiz um novo vestido Laurel, da Colette Patterns, sem mangas. O primeiro que fiz é este aqui.

As alterações em relação ao primeiro vestido que fiz foram:
– O tamanho do vestido mudou, para menor.
– Fiz o vestido sem mangas, arrematando as cavas com viés do próprio tecido, virado para dentro.
– Passei o zíper invisível para a lateral (o projeto original indicava colocar o zíper no centro das costas). Antes de fazer essa mudança, testei no vestido mais antigo se ele passava pela cabeça sem abrir o zíper e deu certo.
– Fiz todos os acabamentos (de cavas, decote e barra) à máquina, para agilizar o processo todo.

As mudanças de mangas e zíper foi por um motivo: queria cortar o mínimo possível a estampa, que é enorme e forma um barrado. Este tecido é um algodão lindo comprado em Berlin faz tempo (post aqui) e eu tinha que fazer a peça encaixar certinho na altura deste desenho. Deu certo!

Vestido pronto!

Detalhe do decote e das cavas, todas acabadas com viés do próprio tecido.

As pences das costas não atrapalharam o desenho, ufa!

Feliz em terminar este vestido a tempo de usar no Réveillon, fiz duas novas peças de malha. Cheguei ao meu terceiro top cropped Astoria (da revista Seamwork), rs! Modelos que a gente ama é assim mesmo, né?! Aqui está o primeiro e aqui está o segundo.

Usei a versão de mangas compridas para o moletom mostarda com efeito de matelassê que comprei na viagem de novembro (post aqui). Usei o molde mais folgadinho que tinha tirado para o top em moletom cinza para que pudesse usar por cima de outras blusas ou camisas.

Segunda peça do dia pronta!

Detalhe do decote.

Mangas compridas, acabadas com costura com agulha dupla.

Por último, uma nova camiseta Plantain, da Deer and Doe. A primeira camiseta que fiz com este molde está aqui. Como o tecido que eu tinha era suficiente apenas para uma camiseta com mangas curtas, assim ela foi feita. Tanto o moletom mostarda quanto esta malha linda de viscose foram compradas para estes projetos.

Mangas curtas que ficaram fofas!

Eu estava “de mal” da minha overloque no dia (a relação de amor e ódio continua…), então todas as peças foram costuradas na minha Novinha, com o acabamento do vestido feito em ziguezague e com as peças em malha costuradas com ziguezague quase retos e agulha específica para malha.

Fiz alguns Snaps neste dia para contar mais e também ter uma noção de tempo destas produções. Foi um dia delicioso de costuras, dá só uma olhada:

Se o vídeo não estiver aparecendo, o link para o vídeo é este aqui.

Assim, pude entrar de férias com peças novas para usar. São simples, mas especiais por conta dos tecidos utilizados, foram feitas sem grandes trabalhos e aproveitando tanto tecidos quanto moldes que eu já tinha em casa! Isso vai ao encontro do que contei no post de costuras mais econômicas, fiquei muito satisfeita por manter os planos de continuar a costurar sem gastar muito ou desnecessariamente!

Gostou? Nos próximos dias eu mostrarei a estreia de cada peça!
Beijos!

Um novo armário handmade para uma nova fase
Look do Dia: Saia Midi com Fendas e Bolsos!
Costuras da Semana!

Olá!

Depois da correria para terminar a minha capa de lã na semana anterior, essa semana foi mais tranquila…
Na aula de Patchwork terminei o meu cestinho, ficou fofo! Para terminar o conjunto, comecei os dois jogos americanos que serão trabalhados em Foundation. Logo mostro por aqui!

Não ficou uma graça?

Em casa, um pouco de arrumação e um alfineteiro novo para a minha coleção (post aqui).

Ownnn!

Antes de encerrar, preciso dizer que outubro foi o mês com mais posts em 2014: 21 publicações. Teve post em quase todos os dias úteis (só em dois dias que não teve). Eu e a Ana temos produzido bastante para ter post todo dia por aqui, que é o nosso plano. Espero que o conteúdo esteja sendo do agrado de quem passa por aqui tanto quanto tem sido prazeroso para nós produzi-lo.

E esta semana terá post todo dia, não deixe de conferir!

Beijos e boas costuras!

Voltei a dar aulas! Primeira parada: Sesc Ipiranga
Bordados da resiliência
Projeto Vapt-Vupt: Alfineteiro

Olá!

Se tem uma das ferramentas de costura que eu acho mais fofa, esta é o alfineteiro.

Tenho vários, alguns que fiz, outros que ganhei de presente e alguns xodós que comprei em viagens.

Ainda assim, nunca é demais ter mais um, acho que já está virando uma coleção, assim como acontece com os dedais.

Depois de muita costura para terminar minha capa de lã, reservei uma tarde para arrumar a bagunça acumulada no meu quartinho, para livrar espaço mesmo. Aí cheguei na caixinha com o projeto do alfineteiro com ponto cruz que comprei das meninas do Superziper no último bazar Ó Gente. Pensei: “Sabe o que mais? Vou parar uns minutos para fazer esse projeto.”

Enfim, a almofadinha já estava pronta, eu tinha só que fazer o bordado em ponto cruz e aplicar. Usei como referência esta imagem aqui:

Eu adorei o projeto do jeitinho que as meninas imaginaram, então lá fui eu bordar.

Muito amor!

Lembrando que não é por que o verso vai ficar escondido que não precisa ser caprichado, né?!

#detalhista

Como pode ter ficado intocado por mais de um mês? Que injustiça, né?!

Que tal buscar materiais que você tenha “dando sopa” para engatar um projeto fofo e rapidinho?

Confesso que esse bordado e o alfineteiro novo alegrou minha tarde de arrumações!

Beijos!

A volta às costuras depois de um ano
Voltei a dar aulas! Primeira parada: Sesc Ipiranga
Katia Linden
Sou de São Paulo, publicitária de formação e várias outras coisas por admiração e escolha própria: tatuada, amante de música, viciada em Grey's Anatomy e Game of Thrones, esposa, dona de casa, costureira, modelista, consultora de estilo e (também, ufa) autora deste blog.
Sobre o Blog ⟩
Newsletter

Assine a minha newsletter e receba novidades exclusivas por e-mail!

Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Email inválido.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres. (Obrigatório!)
keyboard_arrow_right
close
Vencendo a minha maior resistência: vender!
Sobre Florescer em Pleno Inverno