A manta do Hiro: Saquinho em linho com bordado em Sashiko!

Olá!

Continuando a mostrar o presente que fiz para comemorar a chegada do pequeno Hiro (o primeiro post é este), após terminar o trabalho em tricô e arrematar em crochê, fui bolar uma embalagem que ajudasse no transporte (o presente primeiro viajou pelos correios até chegar no interior de SP, depois fez uma looonga viagem de avião até San Francisco). Queria também que a embalagem pudesse ser reaproveitada depois, por isso decidi fazer um saquinho organizador bem caprichado.

Fazendo o Saquinho de Tecido

O modelo escolhido foi este que a Costureirinha ensinou recentemente em seu canal do YouTube:

Ao conferir os diferentes tamanhos do saquinho na descrição do vídeo, vi que até mesmo o maior deles não acomodaria a manta de tricô. Então resolvi fazer a minha peça conforme as medidas abaixo (que já incluem as margens de costura de 1cm):

Parte externa:
Tecido para a barra superior – linho cru com bolinhas azuis – 2 retângulos medindo 22x47cm
Tecido para a parte inferior – linho azul – 2 retângulos medindo 42x47cm

Forro:
Tecido estampado de algodão – 2 retângulos medindo 62x47cm

Fita (usei fita de cetim branca): 2,30m

Parte superior do saquinho, com a fita de cetim para fechar ao puxar as pontas…

Aqui dá para ver o forro!

Bordado em Sashiko

Assim que defini as medidas do saquinho, cortei as partes e, antes de iniciar a costura, fiz o bordado em Sashiko. Acabei adotando o mesmo jeito de escolher o que bordar que eu usei para escolher o bordado da colcha no Noah: vi as sugestões de bordado para o verão de um dos livros e vi a execução e o significado no outro.

Do livro que está em cima (Sashiko Zakka by Hideko Onozaki – Japanese Traditional Embroidery Stitch Pattern Book) veio a ideia de que padrão usar e do livro que está embaixo (The Ultimate Sashiko Sourcebook) eu encontrei o desenho no tamanho que eu precisava e o significado dele.

Escolhi bordar o Seigaiha, que significa “blue ocean waves” ou “ondas do oceano azul”. Perfeito para um mocinho que vai nascer no verão da Califórnia, não é?!

Bordado em progresso. Transferi o desenho para o tecido usando papel carbono para tecido.

Parte de baixo do saquinho já bordada.

Saquinho pronto!Ficou como eu tinha imaginado!

Os dois cortes de linho são da Le Petit Atelier (comprei na última Mega Artesanal), o forro é de um algodão fininho da Niazi Chohfi (fiz uma calça de ficar em casa com parte deste tecido, tem fotos dela aqui) e o bordado em Sashiko foi baseado nestes livros aqui.

A manta coube com folga no saquinho, mas não achei que ficou sobrando, sabe?

Presente feito com muito amor e pronto para seguir viagem!

Por fim, coloquei um cartão escrito à mão e fechei o pacotinho com uma faixa de papel craft (o queridinho das modelistas, rs) carimbado, mas esqueci de fotografar, rs!
E, para encerrar este post, mais uma música que dedico ao pequeno Hiro!


Porque a gente gosta de se divertir e californianos fazem isso muito bem!

Este foi um dos projetos que mais gostei de ter feito nos últimos tempos. É uma forma de estar presente num momento tão especial quanto a chegada do filho de amigos tão amados! Espero que eles gostem e usem bastante!

Atualização: Hiro nasceu no último sábado, oba! Mamãe e bebê estão super bem!

Beijos!

A volta às costuras depois de um ano
Voltei a dar aulas! Primeira parada: Sesc Ipiranga
Presentinho de Natal!

Oi!
Quando chega essa época do ano pensamos logo em presentes e nada melhor do que ganhar algo artesanal, feito especialmente para você, não é mesmo? Mas isso pode melhorar com o meu presentinho de Natal.

Todos os anos, pesquiso bastante sobre embalagens de presente porque gosto muito desse assunto, mas também porque eu sou totalmente contra o consumo de plástico desenfreado que vivemos nos dias de hoje. Nada mais bonito que embrulhar um presente artesanal de forma artesanal.

Você pode usar papel pardo (já fizemos um post sobre envelopes de presente com papel pardo, este aqui) e a decoração fica por conta da imaginação: você pode pintar com diversos materiais, carimbar, recortar, sobrepor, enfim, pode criar a vontade e eu te garanto que ficará lindo e que a pessoa presenteada vai te amar ainda mais!
Na confecção de embrulhos para presente o que mais conta são os detalhes. Você pode usar um raminho de sua erva preferida e assim perfumar o pacote, dando um toque todo especial.

Você pode enfeitar o pacote com flores de feltro, aplicar diferentes etiquetas ou recortes de papel em forma de flocos de neve… detalhes bem simples, mas que enriquecem demais a embalagem.

Outro detalhe que eu adoro são as etiquetas. Hoje em dia existem centenas de opções, pagas ou grátis na internet e com a ajuda de uma impressora caseira você pode arrasar no seu embrulho natalino.

E, por isso, decidi que meu presentinho de Natal desse ano seriam etiquetas super charmosas que eu encontro na internet e coleciono, guardando para usar nos meus presentes em momentos especiais.

Como costuro e geralmente meus presentes são peças costuradas, gosto demais das etiquetas com esse tema. Mas é claro que vale de tudo: dos temas convencionais natalinos à sua artista plástica favorita: o importante é deixar tudo bem bonito e ficar feliz com o resultado, porque eu sou daquelas pessoas que não sabem se são mais felizes presenteando ou sendo presenteadas.

E antes de colocar os presentinhos no final do post, quero desejar um Natal lindo, cheio de felicidades, risadas e muito amor para vocês.

Um beijo bem grande cheio de todos meus bons pensamentos!

Feliz Natal!
Ana

Salve a imagem ou baixe aqui.

Salve a imagem ou Baixe aqui.

Salve a imagem ou baixe aqui.

Baixe o PDF (que tem os campos para você preencher e personalizar sua etiqueta!) aqui.

Baixe o PDF (que tem os campos para você preencher e personalizar sua etiqueta!) aqui.

Salve a imagem ou baixe aqui.

Voltei a dar aulas! Primeira parada: Sesc Ipiranga
Um novo armário handmade para uma nova fase
Passo a passo – envelope de papel para presente

Olá!

Este passo a passo não tem costura nenhuma, mas achei legal passar adiante um jeito de fazer embalagens de presentes que fica bonito e não é complicado.

Eu trabalhei dos 14 aos 16 anos no bazar do bairro em que eu morei até me casar. Nas épocas de muito movimento de compras de presente, como Dia das Mães, Dia das Crianças e Natal, facilitava muito ter embalagens previamente preparadas para agilizar os embrulhos.

Esse pacote era usado o ano todo, mas nos tempos mais corridos, a gente aproveitava o movimento mais tranquilo que antecedia as datas comemorativas para preparar muitos e acabava ajudando muito!

Você pode fazer esse envelope de qualquer tamanho e com qualquer tipo de papel. O importante aqui é deixar um pouquinho de folga no tamanho para poder acomodar o presente sem correr o risco de rasgar o papel. Assim, com uma folguinha, fica mais bonito inclusive. Eu costumo usar papel de presente comum ou papel craft, que eu sempre tenho no meu quartinho por conta dos moldes.

Então lá vai:

1. Peguei uma folha de papel craft e cortei em três partes. Cada parte formará um envelope pronto com 28cm largura x 29,5cm de altura.

2. Dobre de forma que uma das partes fique maior, para usar como aba para fechar depois.

3. Dobre as laterais (medindo cerca de um dedo de largura) e vinque bem.

4. Abra todas as dobras feitas e vire as abas laterais para dentro.

5. Passe cola nas abas da parte menor.

Aqui eu estou usando uma cola para artesanato pois o papel craft não cola facilmente. Se você fizer com papel de presente normal, a melhor pedida é usar cola em bastão!

6. Feche o envelope, usando as abas com cola para fechar lateralmente o envelope.

7. Corte as laterais da aba de cima na diagonal e também o que estiver aparecendo das abas laterais.

8. Dobre a ponta da aba de cima e vinque a aba.

9. Desta parte em diante, fica a seu critério decorar como quiser! Os últimos pacotes por aqui foram fechados com aquelas toalhinhas de papel rendadas, que serviram também de etiqueta. Para os presentes das crianças, eu fiz faixas com papel de presente e colei no centro do pacote para ficar mais colorido.

Aproveitando o embalo, deixei três envelopes a mais já prontos, ajuda bastante quando preciso fazer um pacote para presente rapidinho!

Muito importante: depois da entrega dos presentes, não esqueça de reciclar ou separar para a coleta seletiva as embalagens!

Beijos!

Festa de Ano Novo feita à mão
Costuras de Outubro!
Katia Linden
Sou de São Paulo, publicitária de formação e várias outras coisas por admiração e escolha própria: tatuada, amante de música, viciada em Grey's Anatomy e Game of Thrones, esposa, dona de casa, costureira, modelista, consultora de estilo e (também, ufa) autora deste blog.
Sobre o Blog ⟩
Newsletter

Assine a minha newsletter e receba novidades exclusivas por e-mail!

Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Email inválido.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres. (Obrigatório!)
keyboard_arrow_right
close
Vencendo a minha maior resistência: vender!
Sobre Florescer em Pleno Inverno