Costuras da Semana!

Olá!

Esta semana foi meio atrapalhada em vários sentidos, mas as costuras andaram lindamente por aqui para compensar, oba!

Na aula de Partchwork terminamos a carteira. Ficou com um tamanho muito bom, além de ter ficado uma graça! Amanhã vamos fazer o último projeto do conjunto, que é a bolsinha para celular.

img_2382-8721913

Pronta!

img_2383-5082063

Detalhe do Flying Geese do lado de fora.

img_2379-8437044

Detalhe do Flying Geese do lado de fora.

img_2380-5955380

Dentro: Bolsinho central para moedas e à direita tem porta cartões.

img_2381-6507713

Dentro: à esquerda têm dois bolsos para as notas.

À partir da semana que vem trocarei de turma e de horário para iniciar o próximo bimestre com projetos para o ateliê. Estou ansiosa para conhecer minhas novas colegas e também já estou com saudades antecipadas das queridas companheiras com quem convivo há um tempão!

No meio da confusão toda (cheguei a perder a primeira prova de alemão do ano, para dar uma ideia), lá fui eu fazer o vestido Monetta. Costurei toda a parte de cima na máquina, já que é forrada e os acabamentos ficam embutidos. A parte de baixo foi feita com a ajuda da overloque e a barra costurada com agulha dupla.

As duas máquinas costuraram lindamente esse jersey que trouxe de Paris no ano passado, adoro quando a costura rende e nenhuma das máquinas (nem eu) empacam com tecidos diferentes!

monetta1-3864637

Pronto!

monetta2-1108633

Arrisquei fazer um tamanho menor e acho que me dei bem, ficou certinho no corpo. Achei bem parecido com o modo de fazer do Myrtle na parte de cima, já que o próprio forro já dá um acabamento. A parte do elástico foi até fácil, ufa!

monetta3-2465820

Parte de cima forrada, ajuda a não ter transparência e ainda deixa o acabamento bem bonito!

monetta7-7791902

Gola redondinha, detalhe fofo.

O que eu achei mais bonito foi o detalhe da gola nas costas, com duas pontinhas que se sobrepõem, uma graça!

monetta5-4015104

monetta4-3239436

Terminei o vestido na 6a feira e no sábado já fui estrear no Lollapalooza. Logo eu mostro por aqui!

Por enquanto é isso!

Beijos e boas costuras!

Meus 11 anos de costuras – um giro por 2019 (parte 1)
Lendo Bell Hooks: “Ensinando a Transgredir – A Educação como Prática da Liberdade”
Costuras da Semana!

Olá!
Semana passada foi de bastante trabalho no computador, para tirar o atraso dos dias em que ele esteve “interditado”, mas consegui costurar bastante!

Na aula de Patchwork, continuamos a montagem da carteira com um detalhe na técnica de Flying Geese, acho que amanhã termino para poder mostrar! Aí faremos uma bolsinha para celular e assim vou concluir este conjunto (e olha que estou precisando de uma bolsinha destas, rs)!

Na 6a feira foi aniversário da minha tia Frederica, ontem foi o da minha mãe e hoje é o dia do meu pai. Resolvi fazer almofadas para presenteá-las. Minha tia sempre elogia as minhas almofadas quando vem em casa e eu nunca tinha costurado algo do tipo para presenteá-la. Já para a minha mãe, eu tinha prometido almofadas novas desde que meus pais mandaram reformar os os sofás da casa deles, no fim do ano passado.

Então lá fui eu costurar as almofadas. A primeira foi feita um kit com tecido e enchimento que eu tinha comprado na Panólatras, num bazar Ó Gente do ano passado. A estampa é fofa, parece ladrilho hidráulico e o tecido é uma sarja bem legal, por isso resolvi começar montando uma almofada simples com ele.

img_2226-9940060

Aí fui pensar como seriam as outras três. Aproveitei que minha mãe e eu somos iguais no quesito cores fortes e estampas (rs) e fiz mais uma almofada simples com um tecido lindo da Cris Mazzer que eu achava uma judiação cortar apenas em pedaços para usar em Patchwork.

img_2231-3220974

Com o que restou destas duas primeiras almofadas, fiz outras duas com a técnica básica dos quadrados e achei que ficou tão legal!

img_2227-9550485

img_2229-7776108

Detalhe do quilt nos quadrados do tecido de ladrilhos.

img_2232-9348519

img_2233-3275157

Detalhe do quilt nos quadrados do tecido “estampadão”

Eu fiz tudo meio que no improviso, pois quando eu tenho esses estalos eu não quero parar para sair para comprar material, aproveitei para usar o que eu já tinha em casa. Isso é uma das coisas que eu mais gosto no Patchwork: combinar de um jeito novo e assim dar novo uso aos materiais que temos guardados.

img_2224-6247750

img_2234-7426782

O conjunto ficou bom no sofá de casa, acho que na casa dos meus pais também vai ficar legal!

Terminadas as almofadas da minha mãe, fui pensar nas almofadas da minha tia. Escolhi tecidos que remetem a cores mais naturais e que casassem bem com as almofadas que ela já tem em casa, sempre pensando em combinar com cores claras ou com o crochê que ela faz lindamente. Usei a técnica do triângulo perfeito e fiz duas almofadas iguais.
Para deixar mais moderninho, organizei os blocos para formarem um padrão de chevron.

img_2235-2540512

img_2236-7742988

Detalhe do quilt no chevron mais claro, feito com linho.

img_2240-7474177

img_2237-7172299

E elas também não ficaram legais no meu sofá? Rs!

Adorei os dois conjuntos e posso dizer que elas ficaram contentes com os presentes também! É tão legal poder presentear com algo que combina com cada pessoa, adoro!

Terminados os presentes, resolvi fazer um vestido novo (rs). Tá difícil eu conseguir me segurar, hehehe! Estou com o molde do vestido Monetta (da Colette Patterns) comprado desde o lançamento em abril do ano passado. Comprei o tecido para ele apenas em novembro e, desde então, estou esperando a hora de tirá-lo da “fila”.

img_1746-9988428

Malha com estampa de plumas, a próxima da fila a ver a tesoura!

Momento “não façam isso em casa”: como ainda estou no processo de emagrecimento, tirei as minhas medidas e escolhi fazer um tamanho menor do vestido, contando que não precisarei ajustá-lo tão cedo. Vocês ficarão sabendo dos próximos capítulos, rs! #oremos

Por enquanto é isso!
Beijos e boas costuras!

Meus 11 anos de costuras – um giro por 2019 (parte 1)
Lendo Bell Hooks: “Ensinando a Transgredir – A Educação como Prática da Liberdade”
Costuras da Semana!

Olá!

No meio das comemorações de mais um ano de blog (viva!) teve bolo e teve costura também!

Na aula de Patchwork, fiz a necessaire destacável e assim terminei a primeira peça deste projeto “organização de bolsa”. Já começamos a fazer a carteira e logo mostro por aqui!

img_2213-3238554

Pronta!

img_2215-4962334

Encaixada na parte do organizador de bolsa.

necessaire1-8705987

Fechada ficou uma graça também! Adorei!

Em casa, para segurar a vontade de fazer mais uma peça de roupa (prometi a mim mesma que enquanto eu não perder mais um pouco de peso eu vou me segurar), retomei o jogo americano em Foundation que estava parado desde o fim do ano passado. Mais uma daquelas coisas que, depois que ficam prontas, você se pergunta porque enrolou tanto para concluir, sabe?

jogo1-5728626

jogo2-2405018

Prontos!

img_2221-7090484

O quilt na vala formou os desenhos no verso, gostei!

Enfim, eu adorei ver o conjunto pronto. Adoro fazer coisas para casa e também adoro a técnica de foundation!

img_2223-3384390

img_2222-7880175

Cestinho, apoio de copos e jogos americanos.

Fora isso, umas questões tecnológicas-computadorísticas-atualizadoras-backupianas me tiraram um pouco do meu quartinho de costura (mas não do blog, ufa!) que eu espero terminar de resolver logo. Acho um saco, mas não tenho quem faça essas coisas chatas de computador por mim, então tenho que quebrar a cabeça e fazer sozinha…

Com isso praticamente resolvido (falta só um negócio para instalar), passei algumas boas horas do domingo fazendo o imposto de renda da galera daqui de casa, com a cabeça pensando “podia estar costurando mas estou aqui fazendo o IR”… Ufa! Já me livrei!

Queria muito ter ido para a rua como muita gente fez no domingo, mas meu mocinho peludo fez mais uma sessão de quimioterapia no sábado e a gente tem que ajudar e fazer companhia nesses primeiros dias de indisposição. Aí resolver coisas no computador acaba sendo uma boa alternativa para ficar perto dele…

Espero nesta semana poder costurar um presente para a minha mãe e para a minha tia, já que o aniversário delas está pertinho.

Por enquanto é isso
Beijos e boas costuras

Meus 11 anos de costuras – um giro por 2019 (parte 1)
Lendo Bell Hooks: “Ensinando a Transgredir – A Educação como Prática da Liberdade”
Katia Linden
Sou de São Paulo, publicitária de formação, professora de costura por paixão e escolhas da vida. Sou também várias outras coisas por convicção: feminista, mãe de cachorros, tatuada, amante de música, viciada em Grey's Anatomy, costureira, modelista, consultora de estilo e (também, ufa) autora deste blog.
Sobre o Blog ⟩
Newsletter

Assine a minha newsletter e receba novidades exclusivas por e-mail!

Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Email inválido.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres. (Obrigatório!)
keyboard_arrow_right
close
Um manifesto para 2022
Vencendo a minha maior resistência: vender!