Curso de Modelagem: o dia em que costurei minha primeira camisa

Olá!

O curso do Senac chegará ao fim em dezembro e eu fico muito feliz com o tanto de coisa que tenho aprendido nos últimos meses.

Depois de terminarmos o módulo de saias (contei mais sobre essa etapa aqui), iniciamos a modelagem da parte de cima do corpo, que é bem mais trabalhoso, mas não menos fascinante! Vimos como construir a base de corpo, fazer transferências de pences, modelar mangas e golas. Para terminar esta etapa, construímos uma camisa feminina, com tudo o que tem direito: mangas longas com punhos e carcelas e também gola com pé.

Sabendo fazer uma camisa como esta, juntando os conhecimentos das variações que podemos fazer, estamos aptos a fazer outros modelos (aliás, é o que eu tenho feito ultimamente aqui em casa para treinar e para ter lindas camisas no armário).

Fiquei muito satisfeita com o resultado da minha peça e aproveitei os manequins disponíveis em sala para poder mostrar aqui no blog!

img_3636-3544221

img_3638-9447788

Camisa com pences de busto e de cintura.

img_3637-7645759

Aqui dá para ver bem a gola com pé e as vistas da camisa.

img_3639-8302179

A camisa tem mangas longas e punhos com carcela.

Fiquei muito feliz em saber fazer uma camisa, uma peça que sempre julguei ser trabalhosa demais para costurar. Não é a peça de execução mais simples, mas também não é tão difícil assim. Nada como o conhecimento e um pouco de treino para tirar certas cismas nossas, né?!

Agora estamos no módulo de vestidos lá no curso e aqui em casa eu estou fazendo duas camisas para mim. Assim que tiver as peças prontas eu mostro!

Beijos!

Como é o meu vestir em 2023
10 anos de blog – O que vem depois?
Costuras da Semana!

Olá!

Antes de mais nada, queria dividir com você que sempre está por aqui o quanto eu fico incomodada por não conseguir manter o ritmo dos posts ultimamente. Junho foi um mês bem puxado e julho está sendo mais ainda! Tenho uma lista de assuntos que quero que virem posts mas o tempo realmente está escasso. Se não consigo preparar o post com a atenção e o carinho costumeiros, acabo não fazendo. Ainda assim, eu e a Ana estamos trabalhando para manter nosso querido bloguinho sempre funcionando, esperamos que estejam gostando dos posts!

Bom, isso tudo foi também para introduzir que na última semana o bicho pegou na reforma. Uma poeira absurda tomou conta da minha casa inteira, rs! Não dava para costurar com tanto pó…

Meu ateliê versão 2.0 está tomando forma e isso também consumiu o meu tempo. Logo estará em condições de mostrar!

Já que não dava para costurar, continuei a fazer meu tricôzinho. Terminei os dois lados da blusa!

blogger-image-588227908-4717086

Ainda faltam as mangas e a gola, não vejo a hora de terminar!

Na aula de Patch aprendi a fazer o quilt livre, chamado também de “caminho de bêbado”. Confesso que fugia dos projetos que tinham esse quilt, mas dessa vez mestra Tati me encurralou, hehehe! Foi meio tenso, mas escolhi uma linha bem da cor do tecido para disfarçar as imperfeições (#truques).

blogger-image-714539374-5088996

Agora vamos para a montagem da peça de fato!

Até chegar o fim de semana, não tinha costurado nada em casa já que não tinha como. Aí na 5a feira, limpei um pouco o ateliê e corri para concluir um projeto muito importante: preparar cobertores para os animais abrigados lá na Uipa (União Internacional de Proteção aos Animais).

Todo ano eu levo um tanto deles para ajudar os bichinhos de lá, é sempre muito gratificante poder usar algo que a gente sabe fazer para ajudar

blogger-image-1626685048-7564819

Fiz um post sobre a entidade no ano passado, é este aqui.

Na 6a feira eu consegui iniciar meu tão sonhado macacão jeans! Ano passado eu quis muito comprar um e não consegui (até falei um pouco sobre isso aqui). Neste ano, com molde e jeans em mãos estou fazendo um para usar ainda no inverno! (#oremos)

blogger-image-1934120445-5762820

O curso de modelagem voltou neste sábado e estamos desenvolvendo uma saia com base na observação de uma peça pronta ou foto. A minha é uma saia reta bem incrementada e semana que vem será costurada. Fazer a modelagem dela foi um belo desafio, adorei!

blogger-image-1752934629-9233224

Desafios de modelagem, eu curto!

Ufa! Por enquanto é isso!
Beijos e boas costuras!

Como é o meu vestir em 2023
Meus 11 anos de costuras – um giro por 2019 (parte 1)
Costuras da Semana!

Olá!
Semana passada foi bem corrida e eu acho isso muito bom! Cheguei no final da semana com aquela sensação boa de dever cumprido, sabe?

Pois bem, na aula de Patchwork, continuamos com os trabalhos para a base para a minha overloque, seguindo a ideia de usar chevron. Em cada peça estamos pensando em composições diferentes para formá-lo, estou adorando!

base-chevron1-6474997

Aqui está a parte que formará os bolsos.

Em casa, depois de me livrar de mais uma prova de alemão, fui costurar um pouco. Fiz o top cropped Astoria, da revista Seamwork. Eu leio a revista gratuitamente desde o lançamento, mas é o primeiro molde que eu compro para fazer. Como a revista é produzida pela Colette Patterns, já esperava a mesma qualidade e modelagem bacana. Felizmente, a expectativa foi atendida!

astoria1-8309074

Top pronto!

img_2683-7470224

Detalhe para mostrar a estampa!

Em pouco tempo eu costurei este top e gostei muito! O modelo é do tipo que eu não estou acostumada a usar, pois não costumo usar blusas curtas (por motivo óbvio de barriga saliente, rs). Mas usando a blusa com a parte de baixo com cintura alta também dá certo, não é obrigatoriamente para sair com barriga de fora se não quiser!

Aliás, por isso mesmo é que eu não me apego a certas regras, como gente gordinha como eu não poder usar listras horizontais, por exemplo. No post de ontem tinha dois looks com camisetas assim, não estou nem aí, rs!

Como muitas saias (ou todas, provavelmente) que eu tenho não são com a cintura baixa, o top vai ser uma ótima opção para usar com elas! Logo farei look do dia com detalhes da blusa para mostrá-la direitinho, no post de ontem já tem uma foto com ela!

No sábado comecei meu tão esperado curso de Modelagem Plana e Confecção Feminina, no Senac da Faustolo. Faz tempo que queria fazer este curso e estou muito feliz que eu tenha conseguido começar! A primeira aula (como faço aos sábados, são 7 horas de aula) foi ótima, adorei! Em breve devo começar a mostrar a produção das aulas também!

Por enquanto é isso!

Beijos e boas costuras!

Meus 11 anos de costuras – um giro por 2019 (parte 1)
Lendo Bell Hooks: “Ensinando a Transgredir – A Educação como Prática da Liberdade”
Katia Linden
Sou de São Paulo, publicitária de formação, professora de costura por paixão e escolhas da vida. Sou também várias outras coisas por convicção: feminista, mãe de cachorros, tatuada, amante de música, viciada em Grey's Anatomy, costureira, modelista, consultora de estilo e (também, ufa) autora deste blog.
Sobre o Blog ⟩
Newsletter

Assine a minha newsletter e receba novidades exclusivas por e-mail!

Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Email inválido.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres. (Obrigatório!)
keyboard_arrow_right
close
Um manifesto para 2022
Vencendo a minha maior resistência: vender!