Costuras da Semana e #mmm15!

Olá!

Semana passada foi quase toda para colocar várias coisas em ordem, por isso não consegui costurar muito. Ainda por cima teve feriado, super produtivo para um tanto de coisas que me deixaram longe da máquina de costura como, por exemplo, ajeitar os moldes das próximas produções.

Na aula de Patchwork, terminei a capa da overloque. Deu trabalho chegar aos ajustes finais desta peça, já que a overloque não é retangular como uma máquina de costura, as larguras e alturas variam em cada lado da máquina, é uma maravilha, hehehe!

Ainda assim, com a ajuda da Tati, chegamos a um ótimo resultado, com tecidos que “conversam” com outras peças lá do meu quartinho:

Capa pronta e em uso!

Detalhes: quilt que acompanha o chevron em Patchwork, viés temático e botões fofos!

Agora vamos fazer uma base com bolsos para esta máquina. No final do projeto, minhas duas máquinas da bancada terão capa e base, adorei!

Uma das coisas que resolvi fazer de última hora foi participar do “Me Made May” deste ano, um mês inteiro dedicado a usar as nossas produções e mostrá-las. Quem criou o desafio foi a Zoe do blog “So, Zo… What do you know?” e vale usar roupas e acessórios… assim como pode ser costurado, de tricô ou crochê e assim por diante.

O objetivo é encorajar as pessoas a usarem suas produções e também para pensar um pouco mais sobre o que temos no armário e ver novas possibilidades de uso para as peças que fazemos com tanto carinho. Também acaba sendo uma ótima desculpa para correr com alguns projetos para estreá-los a tempo do desafio, né?! Hehehe!

Ano passado eu fiquei sabendo do Me Made May enquanto ele já estava rolando (e se esse ano eu tivesse lembrado antes e resolvido participar com um pouco mais de planejamento, eu teria avisado aqui – ponto para melhorar no ano que vem). Agora em 2015 eu resolvi participar depois de ver as queridas Vivi Basile e Rachel iniciarem as participações delas. Já vi que a Francine Lacerda também está participando!

Dia 1 do #mmm15.

No dia 1o de maio eu já tinha programado usar a peça que costurei por último, então já postei lá no Instagram (é o @katialinden, segue lá!). Daqui alguns dias eu reunirei as fotos dos primeiros dias e vou postar aqui no blog, estou super animada! Que tal você participar também? Se você procurar por #mmm15 nas redes sociais, aposto que vai se animar também!

Por enquanto é isso!
Beijos e boas costuras!

Voltei a dar aulas! Primeira parada: Sesc Ipiranga
5 Anos de Blog – Minha Manta de Retalhos está de volta!
Costuras da Semana!

Olá!
A semana passada foi mais curta por conta do feriadão. Por ter ficado um pouco mais em casa e também porque finalmente estou livre de todas as provas de alemão (viva!) eu consegui fazer um bom tanto de coisas!
Na aula de Patchwork, chegamos aos finalmentes para eu poder terminar a minha capa da máquina de costura. Ficou para fazer em casa a costura à mão do restante do viés, que eu fiz durante o jogo “xoxo” do Brasil com o México.

Torce e costura!

O conjunto está ficando uma graça!

A capa que eu andava usando na Novinha acabou virando a capa da Encantada (a overloque, rs). Por aqui tudo se aproveita!

Ainda na aula, comecei a fazer as últimas peças do kit, que são feitas para pendurar e guardar itens de costura. Estou pensando ainda em como vou acomodá-las no meu quartinho, mas tudo bem, rs!

No feriado eu aproveitei para treinar mais um pouquinho o tricô (até agora só acertei fazer o ponto meia) e, depois de tentar um tanto, consegui fazer um quadradinho sem muitos defeitos, rs! Só que para mim já foi o suficiente para começar o meu cachecol, espero terminar ainda no inverno!

Primeiro tricô em ponto meia perto de ser decente, rs!

E o cachecol está crescendo!

O quimono andou um pouco, estou nos acabamentos e agora acho que finalmente eu termino. Já a capa de lã continuou parada. Como a fila da costura está andando por aqui, logo menos eu chego nela!
Faz pouco tempo que comprei moldes de um site inglês de moldes fofos, o Tilly and the Buttons. Aproveitando essa onda de costurar malhas, o eleito para ser feito primeiro foi o top Coco. Fiz a versão da blusa com golinha sixties em uma malha vinho que comprei.

Não é uma graça?

Minha blusa! Quero usar logo!

Detalhe da golinha fofa!

Era para a malha vinho virar outra pantalona, mas com a constatação recente da falta de boas partes de cima no meu armário, mudei os planos. Já que eu tinha tecido suficiente, cortei também uma saia de babados, juntando a idéia da saia de lã xadrez com a modelagem da saia lápis de malha (adoro essas transformações)!

Ideia e alturas da saia de lã + molde adaptado da saia lápis de malha…

… = saia com babados de malha!

As duas peças foram cortadas no final de uma tarde da semana passada e costuradas entre domingo e ontem. Rapidinho ficaram prontas! Assim que eu estrear cada uma, como sempre, posto fotos.

No jogo de ontem, voltei para os meus hexágonos. Não fiz muitos, mas foi melhor que não fazer nenhum! Saldo de hexágonos brancos até o momento: 43 (de 536).

Espero que a sua semana também tenha sido muito produtiva!
Beijos e boas costuras!

Voltei a dar aulas! Primeira parada: Sesc Ipiranga
Um novo armário handmade para uma nova fase
Costuras da Semana!

Olá!
Pois é, a Copa começou e junho está sendo uma loucura. Eu tinha contado que não estava empolgada, mas na véspera do início, indo para a aula de alemão, eu vi turistas com a camisa da Croácia no metrô. Outras pessoas passavam com mapinhas do sistema de trens e metrô em mãos. Saindo da aula e dando uma volta pelo Conjunto Nacional (adivinha se eu não estava indo à livraria? Rs!), mais turistas, mais camisas de outros times, mais línguas diferentes e calçadas da Av. Paulista cheias de pessoas, mas tudo muito calmo. Aí caiu a ficha: “vai ter Copa sim e começa amanhã. E eu só quero que tudo dê certo.”

A forma como a Copa foi concebida em nosso país foi muito torta e a gente tem que lembrar disso sempre (assim como dos outros problemas e promessas não cumpridas dos nossos governantes). Só que assim que passei a ver os turistas pela cidade, eu pensei como gosto de chegar num lugar novo e ser bem recebida e bem tratada. Também pensei em como é bom não ter problemas em uma viagem e poder aproveita-la ao máximo. É isso que eu desejo pra quem vai curtir a Copa.

Vou assistir tudo de casa, costurando a minha colcha conforme eu tinha planejado. Não enfeitei a casa e o pessoal da minha rua também não se empolgou para enfeitar lá fora. Por mim, não tem problema, não me faz falta. Hoje eu enxergo que a Copa é um grande evento que tem sim seu valor. Eu espero apenas que tudo dê certo. Porque é muita gente visitando e muita gente trabalhando, inclusive os jogadores. Sim, eles são superestimados também, mas no fim das contas também são pessoas que estão apenas trabalhando, com suas metas a serem atingidas, como todo mundo que trabalha.E bola pra frente pra todo mundo.

Vai ter Copa sim, a primeira do Luke!

Isto posto, vamos pras costuras?

Como tive a minha penúltima prova (contagem regressiva, só falta uma!), permaneci no mesmo ritmo. Em casa, retomei meu quimono. Resolvi descartar os bolsos, fiz uns ajustes e agora falta colocar o acabamento.
Aproveitei os últimos dias para fazer alguns consertos (junto sempre um tanto e faço tudo de uma vez) e também terminar a calça da minha prima (Fê, tá pronta!).

A capa de lã ficou parada pois, além da falta de tempo, fiquei alguns dias sem ter materiais necessários para continuar.

Na aula de Patchwork, continuei a montagem da capa da máquina. Preparei as laterais, que receberam um matelassê e agora estou juntando tudo. Também falta pouco!

Quase pronta!

Os trabalhos da colcha estão de volta, conforme eu tinha planejado. Ainda falta cerca de metade dos hexágonos de papel para terminar essa parte, mas já comecei a costurar alguns hexágonos brancos! Saldo de hexágonos brancos até o momento: 31 (de 536).

Ontem eu participei de um encontro de tricô promovido pelas meninas do Superziper, em comemoração ao Dia Mundial do Tricô. Eu quase não tirei fotos porque estava mega focada em tentar conseguir começar na técnica! As meninas do Superziper fizeram um post (aqui) muito legal e recheado de fotos!

#tricotakatiatricota

Por enquanto é isso! Espero que esta semana mais curta e muito movimentada renda muito!

Beijos e boas costuras!

A volta às costuras depois de um ano
Voltei a dar aulas! Primeira parada: Sesc Ipiranga
Katia Linden
Sou de São Paulo, publicitária de formação e várias outras coisas por admiração e escolha própria: feminista, mãe de cachorros, tatuada, amante de música, viciada em Grey's Anatomy, costureira, modelista, consultora de estilo e (também, ufa) autora deste blog.
Sobre o Blog ⟩
Newsletter

Assine a minha newsletter e receba novidades exclusivas por e-mail!

Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Email inválido.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres. (Obrigatório!)
keyboard_arrow_right
close
Vencendo a minha maior resistência: vender!
Sobre Florescer em Pleno Inverno