Loja de Lãs e Fios Naturais da Dona Henriquetta Achutti

Oi, gente!
Não sei se vocês sentem a mesma dificuldade que eu para encontrar materiais específicos para artesanato, de boa qualidade, aqui no Brasil. Recentemente fiz um post sobre as lãs naturais que comprei durante minhas férias, no Uruguai e na Argentina (aqui), material que sempre tive dificuldade de encontrar por aqui.

Fuçando pela internet, encontro sempre os mesmos fornecedores e os mesmos fios, geralmente muito caros e, por mais que eu busque, não encontro nada muito bacana ou novo.

Esses dias, estava revisitando meu material de fazer bonecas Waldorf (post aqui) e me lembrei do Ateliê da Dona Henriquetta Achutti.

Essa senhora já falecida, mas cujos filhos continuam seu legado, dedicou sua vida à produção de materiais provenientes de lã natural de carneiro como os famosos recheios das bonecas Waldorf, mas também se dedicou a fiação e ao tingimento de lã.

Decidi que tinha que passar pela loja para conhecê-la (tenho uma grande amiga que morava muito perto da casa da Dona Henriqueta e já havia me levado lá, mas estava fechado, então eu sequer conhecia o lugar). Liguei para essa mesma amiga e, na mesma tarde lá fui eu conhecer o trabalho tão lindo dessa senhorinha famosa.

Na loja da dona Henriqueta você encontra lã cardada para recheio das bonecas, lã em mechas, utilizadas principalmente nos trabalhos de feltragem, mas que também é usada para tricô e outros trabalhos manuais. Além disso, tem lã fiada em três ou quatro espessuras diferentes na coloração natural ou tingida.

Nesse dia em que estive havia pouca variedade de cores mas, a Michele – que nos atendeu, disse que em breve haverá mais novidades.

Escolhi 4 tons entre marrom e cinza para o novo projeto do xale e comprei uma meada imensa de lã em cor natural para aprontar algo para o meu marido (momento emocionante: é a primeira vez na vida de artesã que ele me faz uma encomenda, então o resultado terá que ser pra lá de caprichado!)

Saí de lá saltitante, morrendo de vontade de colocar a mão na massa e adivinha? Assim que o primeiro trabalho estiver pronto, venho mostrar para vocês!

Beijoca,
Ana

(Atualizado em 05/02/2020: A dona Henriquetta faleceu em 2014 e o negócio continuou sendo tocado pela família dela, mas encerraram as atividades em 2018.
Na página do Facebook aparecem algumas indicações de outros fornecedores de lã que podem ser úteis.)

 

Dark, a compreensão da passagem do tempo e um gorro de tricô
Look do Dia: Blusa de tricô rendado!
Preparativos para a Páscoa

Oi, gente!

Aqui no Brasil a gente tem esse costume de sair de um feriado e entrar no ritmo do próximo, não é mesmo? Então, acabando o Carnaval já começamos a pensar na Páscoa.

Em casa, não gostamos de fomentar o consumo de doces e muito menos o consumismo infantil. Então para fugir de uma Páscoa tradicional, precisamos botar a cachola para funcionar e deixar a criatividade trabalhar!

Ano passado a Julia pintou ovos de galinha e esse ano já pediu para repetir a atividade e olha só como foi:

Tinha que acabar em bagunça né?

Mas a mamãe ainda não estava satisfeita e queria muito fazer ovos de lã que viu outro dia na casa de uma amiga.
Achei então esse tutorial na internet e, como já tinha as lãs em casa (lembram dos anjos do natal, post aqui) foi só colocar a mão na massa!

Tive dificuldade para fazer a forma de ovo (sim, eu tenho duas mãos esquerdas), mas com paciência consegui moldar e enfeitar meus ovos.

Depois de ter terminado os ovos, tive a idéia de fazer um ninho para eles de lã, não ficou uma fofura?

Bom, espero que essas idéias inspirem vocês a preparar os próprios presentes com materiais simples e bonitos que lembrem os presenteados do verdadeiro sentido da Páscoa!

Beijoca,
Ana

Dark, a compreensão da passagem do tempo e um gorro de tricô
Look do Dia: Blusa de tricô rendado!
Costuras da Semana!

Olá!

Nesta semana tenho muitas coisas “em progresso”! Eu consegui começar dois projetos que eu estava querendo muito: uma colcha de Parchwork com tecidos e instruções vindas comigo na mala lá de Berlin e também um vestido para o meu aniversário.

A parte do Patchwork da colcha (que eu colocarei no sofá da sala, para variar um pouco a decoração) eu consegui entender até que bem – está tudo em alemão – e saiu facilmente.

Em progresso, estou amando!

Só não terminei porque a ansiosa aqui não procurou saber antes de começar se tinha tecido para as bordas e para o forro… É lógico que eu não tinha, Rs!

Como eu não consegui ir comprar o tecido, ficou sem terminar, mas quero resolver isso nesta semana.

E sabe quem voltou a dar as caras por aqui, depois de muuuito tempo parada? A minha colcha de hexágonos! Estou retomando os hexágonos brancos, quem sabe agora eu não pego o embalo?

Minha colcha, eternamente em progresso, rs!

Dei uma quebrada na pausa de fazer roupas para fazer um vestido para o meu aniversário. Peguei um molde da Burda americana de julho/2014 (se minhas previsões estiverem certas, esse molde deve pintar na nossa Burda de janeiro) e um tecido Liberty do “estoque” e já está pronto para costurar.

Presente de aniversário em progresso!

É o melhor presente que eu posso dar a mim mesma, gostei da experiência do aniversário passado (post aqui) e resolvi repetir. Semana que vem quero mostrar pronto!

Nesta semana, encontrei com a querida Ana para aquele papo delicioso entre amigas e ganhei dois presentes muito especiais: um livro de moda (que já estou lendo) e um anjo feltrado que já está na minha árvore de Natal. Lembra do post da Ana sobre o anjo? Legal demais!

Leitura em progresso, hahaha!

Que amor de presente!

Para encerrar, aquela ida tradicional ao bazar Ó Gente, onde comprei tesouros vintage com as meninas do Superziper, alguns tecidos (como lidar com o fato que tinha tecido à venda no bazar? rs!), carimbos e presentinhos. Uma delícia, como sempre!

Por enquanto é isso! Bora correr com esses preparativos para as festividades (já deu para notar que as minhas começam uma semana antes, hehehehe)!

Beijos e boas costuras!

Look do Dia: a estreia oficial de um vestido feito em 2015!
Como foi o Me Made May 2020 (#mmmay20)
Katia Linden
Sou de São Paulo, publicitária de formação e várias outras coisas por admiração e escolha própria: feminista, mãe de cachorros, tatuada, amante de música, viciada em Grey's Anatomy, costureira, modelista, consultora de estilo e (também, ufa) autora deste blog.
Sobre o Blog ⟩
Newsletter

Assine a minha newsletter e receba novidades exclusivas por e-mail!

Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Email inválido.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres. (Obrigatório!)
keyboard_arrow_right
close
Vencendo a minha maior resistência: vender!
Sobre Florescer em Pleno Inverno