Look do Dia: Slip Dress de Seda!

 

Depois de alguns anos, consegui retomar mais uma tradição minha que eu tinha e amava: fazer a roupa para usar na virada de ano! Resolvi fazer um slip dress de seda, com um tecido que eu comprei em 2017 exatamente para isso e que ainda não tinha acontecido…

Ainda no pique de ter feito a roupa que usei no meu aniversário (confira aqui), resolvi fazer este vestido durante o meu recesso de fim de ano. O recesso começou com uma última comemoração do meu aniversário (usando uma blusa feita por mim), o Natal em família (quando repeti a roupa do meu aniversário) e, depois de uns dois ou três dias dormindo ou descansando vendo TV em casa, me vi morrendo de vontade de costurar o look do Réveillon. A última vez que fiz isto foi na virada de 2019 para 2020, quando fiz um outro slip dress, só que de paetês (veja aqui).

Ter costurado este novo vestido me fez muito bem e me fez pensar por que eu demorei tanto para fazê-lo, já que ele sempre esteve nos meus planos. Enquanto eu não queria nem me olhar no espelho (contei mais aqui) eu realmente não considerava fazer um vestido bem com energia de gostosa, ainda mais em uma cor vibrante e com uma estampa super festiva. Hoje em dia me vejo neste lugar de novo, que bom que eu o fiz!

O VESTIDO DE SEDA

Fazer este vestido foi um processo muito gostoso, como sempre! Teve emoção porque “roubei” um pouco do tecido em questão lá em 2021, quando fiz uma blusa para estrear na festa virtual do aniversário do blog (prometo fazer um post sobre a blusa). Por isso foi difícil executar o plano de corte, já que o vestido foi cortado no viés mas, com as devidas manobras minhas, eu consegui!

Do projeto original, precisei encurtar 10cm na barra e a parte interna do decote da frente tem uma emenda, mas que não aparece ao vestir. No fim das contas, considero que saí no lucro, pois consegui espremer duas peças lindas e bem diferentes entre elas em um tecido lindo e muito especial.

O molde do Sicily Slip Dress tem duas variações: versão midi com alças fininhas e a versão na altura do joelho com a parte de cima como uma regata. Ambas são cortadas no viés e possuem este decote degagê, que forma um lindo drapeado na frente. O meu vestido virou a mistura das duas versões, já que fiz na altura dos joelhos (para fazer caber no meu tecido) e com as alças fininhas.

O tecido é um cetim de seda da Liberty que comprei quando fui para Londres em 2017. Naquela época, já não queria mais as tradicionais florzinhas no armário (apesar de ainda achá-las lindas, até hoje) e achei esta estampa de fogos de artifício muito fofa e festiva. O fundo do tecido é um azul vibrante, mais para o azul anil por ser meio arroxeado, mas lembra também um azul royal. Além do brilho habitual do cetim, o tecido também tem listras bem discretas.

(Clique em uma das imagens para ver em tela cheia)

Eu já tinha o molde impresso em casa pois uma aluna minha fez este vestido há uns anos atrás (então eu sabia que ele daria muito certo). As instruções são ótimas, principalmente pelas dicas sobre como trabalhar com tecidos no viés, que certamente serão muito úteis para quem não estiver acostumada com toda a desobediência do tecido nesse sentido do fio.

Fiz o vestido entre os dias 28 e 31/12 e ficou pronto a tempo de eu receber minha mãe, meu irmão e minha tia para passarem a virada aqui em casa. No dia 31, a única coisa é que eu passei com o vestido ainda com uma barrinha temporária, pois roupas no viés normalmente distorcem e o ideal é deixar a peça pendurada num cabide por 24 horas para “despencar” o que tiver que “despencar”, antes de fazer uma barra definitiva.

Aí fiz isso (o vestido passou foi uns dois ou três dias pendurado porque esqueci) e, uns dias depois, acertei a barra tanto por ter ficado assimétrica quanto por estar no meio do joelho (ou seja, nem midi nem acima do joelho, o que não dá muito certo). Fiz uma barra lenço caprichada e, no fim de semana passado, usei novamente para poder fazer mais fotos.

Usei uma agulha 12 novinha para costurar a peça e tudo foi alinhavado antes de ir para a máquina. As costuras laterais foram feitas com costura francesa, para dar o melhor acabamento em uma peça especial como esta. Se quiser ver todo o processo de fazer este vestido, salvei neste destaque do meu instagram. Levei entre 7 e 8 horas para fazê-lo.

(Clique em uma das imagens para ver em tela cheia)

LOOK DO DIA – REVEILLON E UM SÁBADO ESCALDANTE DE VERÃO

Na virada do ano, não consegui me maquiar nem fazer nada de diferente no cabelo pois tinha uma pequena ceia para fazer. Usei o vestido com uma barra provisória com pontinhos à mão, meu tênis preto nada básico e brincões nos mesmos tons do vestido.

Fiz um tender com molho de laranja, batatas ao murro temperadas com tomilho fresco, entradinhas leves e frescas por conta do calor e um pudim de leite condensado. À meia noite comemos romã e tomamos um espumante!

Eu estava me sentindo maravilhosa e potente, uma grande gostosa, kkkkk!

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Katia Linden (@katialinden)

Sábado passado usei o vestido de novo! Fui dar aula na parte da manhã e, à tarde, eu e minha amiga Rosângela fomos no CCBB ver uma linda exposição do Flávio Cerqueira, que está imperdível. A luz no térreo do CCBB estava linda e fizemos as fotos ali mesmo!

Neste dia usei minhas argolas rosê e tênis branco. Até levei um casaquinho branco caso algum ar condicionado estivesse muito gelado, mas isso não aconteceu, kkk!

Mais uma vez, me senti linda com este vestido. É uma das peças mais lindas que já fiz e me sinto orgulhosa de ter usado este tecido como eu tinha imaginado anos atrás. É sinal de que algumas características são nossas mesmo e não se perdem com o tempo. E também é um fato que fico linda de azul!

(Clique em uma das imagens para ver em tela cheia)

Slip Dress em Cetim de Seda: molde Sicily Slip Dress, da Sewing Patterns by Masin, feito em cetim de seda Liberty comprado em 2017.
Brincos: Luiza Dias 111
Tênis: Adidas

A era da energia de gostosa está definitivamente de volta, ainda bem!
Me conta o que achou nos comentários!

Look do Dia: Slip Dress de Veludo!
Look do Dia: Um vestido de paetês para saudar 2020 e brilhar na quarentena
Armário Handmade de Férias!

Olá!

Antes que eu termine esta série de posts sobre as minhas férias, conforme mostro aqui no blog mais peças prontas, é certo que meu armário está cada vez mais preenchido com peças que eu mesma fiz. Consequentemente, sempre estou usando algo que já apareceu aqui no blog em algum momento e, durante os últimos tempos, aproveitei para registrar alguns deles para mostrar! Ter um armário handmade espelha nossa personalidade!

Vida Craft

Nessas horas me dou conta que eu realmente acredito que uma vida mais handmade é totalmente possível e muito gratificante!

Cada peça dessas é especial, tem um significado e uma história. É bem mais legal que comprar um monte de roupas sem pensar muito (apesar de algumas marcas que eu adoro sempre contarem com uma visita minha, como a Laundry e a Lascivité, onde a gente sabe que é tudo feito com amor e também do jeito mais correto, fora que é um incentivo a comprar de marcas locais e de trabalho autoral).

Bom, lá vou eu mostrar um pouquinho do que andei usando ultimamente (usei mais peças ainda, mas não fotografei tudo…):

img_4194-5182388

Para comemorar meu aniversário em casa com a família, usei a minha saia de sarja Arielle (post aqui), com Melissa e essa blusa linda da Dresscoração! O colar é da Laundry (por Analogic Love).

img_4554-1653341

Meu macacão jeans (Turia Dungarees, post aqui) passeou até de bicicleta por Venice Beach, na Califórnia. O sol engana só um pouco, tanto é que eu estava com moletom por baixo e também uma camiseta de mangas compridas, rs!

2016-01-202b23-19-14-5044620

Usei minha camisa de seda (post aqui) acompanhada de shorts de cetim de algodão da Laundry, lenço de seda e espadrilles para o jantar em que eu e o marido comemoramos mais um ano de casados! Eu achei que ficou bem especial!

2016-01-212b18-47-13-6105971

Quase que rolou um look monocromático, porque até o cabelo agora é cinza, rs! Mas os óculos escuros espelhados cumpriram o papel de dar uma corzinha a mais! Post do vestido de moletom cinza mescla aqui.

2016-01-232b00-50-03-2496827

De macacão de tecido e cara lavada para uma ida ao cinema, rs!Post sobre o macacão comprido aqui.

2016-01-232b15-31-25-7376920

Mais uma vez o macacão jeans com a minha camiseta amarela que eu adoro (post sobre ela aqui), num almoço de domingo com o marido na Vila Madalena.

2016-01-242b12-25-15-2194791

Para comemorar o aniversário de uma das pequenas da família, minha saia Vivi (molde Francine Lacerda, post aqui) e camiseta que eu incrementei com viés de âncoras (post aqui). Amo a mistura do azul das listras da camiseta com o azul miudinho da estampa da saia!

img_4665-2236035

Meu macacão mais antigo (post aqui) num passeio com o marido e o Luke na Paulista. Programa delicioso, recomendo!

Já deu pra ver que eu estou viciada em macacões (e ainda tem um molde novo me esperando e um outro que eu quero desenvolver a modelagem) e nesse tênis branco, né?!

É tão legal quando a gente se encontra de verdade e as nossas roupas só cumprem o papel de mostrar isso pro mundo! Adorei mostrar aqui no blog, quem sabe mais pessoas se animam em montar um armário handmade?

Beijos!

Look do Dia: Slip Dress de Seda!
Look do dia – Macacão transpassado de malha!
Look do Dia: Macacão comprido!

Olá!
No meu aniversário, escolhi passar o dia quietinha no meu canto, costurando sozinha no meu ateliê, como contei ontem. O final de semana seria movimentado e este seria o presente para mim mesma: terminar de costurar uma peça nova aproveitando o silêncio de casa.

Já tinha começado o macacão uns dias antes, pois sabia que, com a correria habitual de dezembro, teria que fazer aos poucos, mas em tempo de finalizar com calma no dia 18/12.

O modelo escolhido foi o macacão Judith da Schnittchen, um site alemão de moldes. Quando comprei o molde, a intenção era treinar o costurês em alemão, mas na correria de dezembro fiz a peça seguindo as instruções em inglês mesmo. Além das instruções que vieram com o molde, tem um tutorial com fotos para as partes que necessitam de mais detalhes, achei muito bom!

Vi a peça pela primeira vez na Rachel, do House of Pinheiro, quando ela fez um macacão curto de viscose que ficou uma graça! Resolvi que faria um macacão destes também, só que longo, como está no molde.

O tecido que usei foi um algodão da Liberty preto com uma estampa muito rica de pássaros, plumas, libélulas e pérolas. Achei legal para uma ocasião como o meu aniversário e ficou guardadinho até esse momento.

jumpsuit-5889140

Vamos ao molde: eu fiz conforme as indicações de tamanho fornecidas no molde. Na parte de baixo eu ajustei um tiquinho pois tinha que fazer caber no tecido e deu certo. O que eu deixei passar foi que, como as pernas são afuniladas, não serviram nas minhas panturrilhas avantajadas, rs!

O jeito foi soltar todas as costuras das laterais e entrepernas e costurar novamente quase na beirada (grudado no overloque de acabamento). #vivendoperigosamente. Já as alturas da peça deram certinho para mim, assim como mangas e decotes. Senti falta de bolsos, mas ok, dá para passar sem.

As mudanças que fiz:
– Coloquei a faixa do elástico um pouco para baixo do que indicava no molde, para não acontecer de subir tudo como no vestido Bettine. Usando essa experiência do vestido como referência, também não deixei o elástico muito justo.

– O modelo pedia um fechamento com zíper na parte central das costas. Mas vamos falar a verdade que é difícil lidar sozinha com zíper nas costas de um macacão, por exemplo, para ir ao banheiro. Fiz como a Rachel: fechei um tanto das costas e deixei aberto do decote até um pouco abaixo da linha do busto.
Fechei o decote com um ganchinho pois queria acabar logo, mas ali merecia um botãozinho bonito com alcinha, eu sei, rs!

– Indicavam forrar as mangas com um tecido contrastante, mas resolvi fazer do mesmo tecido, já que as sobras do tecido do macacão não dariam para fazer nenhuma outra peça. O que resultou numa confusão entre saber o que era forro e o que era parte externa, mas que me acertei no final.

img_4150-1587277

img_4152-1787803

img_4153-8113346

img_4154-5965445

Usei o macacão no dia seguinte do meu aniversário, para o encerramento do curso do Senac (yay!) e também iria para o bar depois da aula para comemorar o meu aniversário com alguns amigos. Estava bem quente no dia e fiquei super confortável com o macacão. Dobrei a barra e usei com tênis (novidade #sqn).

img_4174-7165717

img_4180-2250020

img_4188-4339629

Gostei tanto que repeti a dose no almoço de Natal na casa da minha tia, mudando apenas o cabelo (porque passar pelo ruivo, loiro e branco não era suficiente para um ano só, rs) e o batom de vermelho para o roxo!

img_4239-5458749

img_4241-7371832

Macacão: tecido de algodão Liberty comprado na Westwing, molde Judith da Schnittchen (Alemanha).
Colar: Camila Klein
Tênis: All Star

E assim minha coleção de macacões vai aumentando, tenho mais um na fila para fazer!
Gostou?
Beijos!

Look do Dia: Slip Dress de Seda!
Look do dia – Macacão transpassado de malha!
Katia Linden
Sou de São Paulo, publicitária de formação, professora de costura por paixão e escolhas da vida. Sou também várias outras coisas por convicção: feminista, mãe de cachorros, tatuada, amante de música, viciada em Grey's Anatomy, costureira, modelista, consultora de estilo e (também, ufa) autora deste blog.
Sobre o Blog ⟩
Newsletter

Assine a minha newsletter e receba novidades exclusivas por e-mail!

Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Email inválido.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres. (Obrigatório!)
keyboard_arrow_right
close
Um manifesto para 2022
Vencendo a minha maior resistência: vender!