O presente da Valentina: Saquinho de tecido (da Ju Padilha)!

Para dar um toque final bem especial no presente da Valentina (o primeiro post sobre o presente está aqui), costurei um saquinho de tecido que já serviu como embalagem, além de poder ser reaproveitado depois!

Os tecidos escolhidos

Desde que a querida Ju Padilha lançou sua coleção de estampas “Recortes” para a loja de tecidos Fernando Maluhy, fiquei babando nas estampas, que coordenam muito bem entre si!

A Ju me presenteou com alguns cortes destas estampas lindas e eu já fiquei pensando em como utilizá-las, pois são muito lindas e não merecem ficar guardadas!

Algumas das estampas da coleção Recortes, por Ju Padilha!

Esta é a minha preferida, que escolhi usar no saquinho que costurei, junto com um tecido salmão liso que só ressaltou a estampa. O forro também foi feito com o mesmo tecido salmão!

Projeto d’A Costureirinha

Assim como eu fiz com a manta do Hiro no ano passado, usei o tutorial d’A Costureirinha para fazer o saquinho, com as medidas aumentadas para dar conta do volume do presente. As medidas que eu usei foram as mesmas do primeiro saquinho. Então se você quiser fazer um saquinho maior, corre lá no post sobre o saquinho bordado para presentear o Hiro que as informações estão todas lá!

Depois de uma costura bem gostosa de fazer, o saquinho ficou assim:

Saquinho pronto!

Detalhe das cores e estampa!

Presente pronto!

E assim ficou o presente, que já seguiu para a mamãe Ana na semana passada: a manta de tricô com acabamento em crochê, o gorrinho com pompom, um sachê de lavanda e o saquinho de tecido. Eu adorei o conjunto todo!

O presente assim já estava ótimo!

Mas lembrei de colocar um sachê de lavanda…

Aí sim eu fechei o saquinho! Presente pronto!

Fiquei muito feliz por ter feito este presente com calma e colocando todo o carinho do mundo nele.

Desejo aos papais Ana e Otavio que a Valentina chegue para deixá-los ainda mais felizes! Felicidades!

**Siga o blog com o Bloglovin **

A volta às costuras depois de um ano
Voltei a dar aulas! Primeira parada: Sesc Ipiranga
A manta do Hiro: Saquinho em linho com bordado em Sashiko!

Olá!

Continuando a mostrar o presente que fiz para comemorar a chegada do pequeno Hiro (o primeiro post é este), após terminar o trabalho em tricô e arrematar em crochê, fui bolar uma embalagem que ajudasse no transporte (o presente primeiro viajou pelos correios até chegar no interior de SP, depois fez uma looonga viagem de avião até San Francisco). Queria também que a embalagem pudesse ser reaproveitada depois, por isso decidi fazer um saquinho organizador bem caprichado.

Fazendo o Saquinho de Tecido

O modelo escolhido foi este que a Costureirinha ensinou recentemente em seu canal do YouTube:

Ao conferir os diferentes tamanhos do saquinho na descrição do vídeo, vi que até mesmo o maior deles não acomodaria a manta de tricô. Então resolvi fazer a minha peça conforme as medidas abaixo (que já incluem as margens de costura de 1cm):

Parte externa:
Tecido para a barra superior – linho cru com bolinhas azuis – 2 retângulos medindo 22x47cm
Tecido para a parte inferior – linho azul – 2 retângulos medindo 42x47cm

Forro:
Tecido estampado de algodão – 2 retângulos medindo 62x47cm

Fita (usei fita de cetim branca): 2,30m

Parte superior do saquinho, com a fita de cetim para fechar ao puxar as pontas…

Aqui dá para ver o forro!

Bordado em Sashiko

Assim que defini as medidas do saquinho, cortei as partes e, antes de iniciar a costura, fiz o bordado em Sashiko. Acabei adotando o mesmo jeito de escolher o que bordar que eu usei para escolher o bordado da colcha no Noah: vi as sugestões de bordado para o verão de um dos livros e vi a execução e o significado no outro.

Do livro que está em cima (Sashiko Zakka by Hideko Onozaki – Japanese Traditional Embroidery Stitch Pattern Book) veio a ideia de que padrão usar e do livro que está embaixo (The Ultimate Sashiko Sourcebook) eu encontrei o desenho no tamanho que eu precisava e o significado dele.

Escolhi bordar o Seigaiha, que significa “blue ocean waves” ou “ondas do oceano azul”. Perfeito para um mocinho que vai nascer no verão da Califórnia, não é?!

Bordado em progresso. Transferi o desenho para o tecido usando papel carbono para tecido.

Parte de baixo do saquinho já bordada.

Saquinho pronto!Ficou como eu tinha imaginado!

Os dois cortes de linho são da Le Petit Atelier (comprei na última Mega Artesanal), o forro é de um algodão fininho da Niazi Chohfi (fiz uma calça de ficar em casa com parte deste tecido, tem fotos dela aqui) e o bordado em Sashiko foi baseado nestes livros aqui.

A manta coube com folga no saquinho, mas não achei que ficou sobrando, sabe?

Presente feito com muito amor e pronto para seguir viagem!

Por fim, coloquei um cartão escrito à mão e fechei o pacotinho com uma faixa de papel craft (o queridinho das modelistas, rs) carimbado, mas esqueci de fotografar, rs!
E, para encerrar este post, mais uma música que dedico ao pequeno Hiro!


Porque a gente gosta de se divertir e californianos fazem isso muito bem!

Este foi um dos projetos que mais gostei de ter feito nos últimos tempos. É uma forma de estar presente num momento tão especial quanto a chegada do filho de amigos tão amados! Espero que eles gostem e usem bastante!

Atualização: Hiro nasceu no último sábado, oba! Mamãe e bebê estão super bem!

Beijos!

A volta às costuras depois de um ano
Voltei a dar aulas! Primeira parada: Sesc Ipiranga
Costuras de Agosto!

Olá!
O mês de agosto foi tão intenso com a realização das Olimpíadas do Rio, não é?! Eu confesso que naqueles dias de competição eu não conseguia me concentrar muito nas costuras pois sempre tinha algum esporte emocionante passando na TV, rs!

Por isso mesmo eu fiquei muito feliz por ter conseguido manter uma boa frequência nos posts aqui do blog (se você não conseguiu acompanhar por conta desta super maratona esportiva, eu entendo, rs! Mas dá para colocar a leitura em dia clicando aqui do lado nos posts do mês de agosto!).

Ainda assim, alguns projetos ficaram prontos e, você sabe, em breve estarão em detalhes aqui no blog! Vamos ao resumo do mês de agosto?

Costuras prontas

Uma das minhas costuras programadas para o inverno ficou pronta: uma saia calça preta, vinda de um molde de culotes/pantacourt da revista Burda! Adorei o resultado!

Deste modelo nasceu uma saia calça, queria faz tempo!

Um projeto que faz tempo que estava na minha listinha para ser feito também foi iniciado e concluído em agosto: uma blusa com pregas horizontais, uma graça!

Também da revista Burda!

Costura em andamento

Eu fiz mais uma peça com a Francine Lacerda, uma blusa Dora! Ela só não está pronta porque preciso refazer as mangas (uma pequena saga que de vez em quando acontece comigo por conta dos meus braços gordinhos, rs).

Uma blusa quase pronta, em um dia especial de costuras!

Tricô

Em agosto eu terminei de tricotar um par de luvinhas sem dedos…

… e agora estou tricotando um par de polainas, para encerrar os projetos quentinhos deste ano!

Polainas em progresso!

Um presente especial

Eu andei fazendo suspense, mas agora já posso contar (aliás, os dois próximos posts contará tudo em detalhes, não perca!): Hiro, irmão mais novo do Noah – que ganhou uma colcha de linho com bordados em Sashiko, lembra?, vai nascer em alguns dias e ganhou uma manta de tricô, com um saquinho também bordado!

Manta de tricô, bem fofinha!

Materiais já cortados para o saquinho, foi uma delícia fazer!

Próximos projetos

E assim chegamos a setembro, a tempo de pensar no que farei para o meu armário handmade de primavera! Logo menos compartilho por aqui!

Beijos,
Katia

A volta às costuras depois de um ano
Voltei a dar aulas! Primeira parada: Sesc Ipiranga
Katia Linden
Sou de São Paulo, publicitária de formação e várias outras coisas por admiração e escolha própria: feminista, mãe de cachorros, tatuada, amante de música, viciada em Grey's Anatomy, costureira, modelista, consultora de estilo e (também, ufa) autora deste blog.
Sobre o Blog ⟩
Newsletter

Assine a minha newsletter e receba novidades exclusivas por e-mail!

Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Email inválido.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres. (Obrigatório!)
keyboard_arrow_right
close
Vencendo a minha maior resistência: vender!
Sobre Florescer em Pleno Inverno