Conhecido mundialmente por sua obra prima “O beijo”, não há quem não se encante pelas musas ricamente adornadas em dourado de Gustav Klimt.
Klimt foi o maior pintor austríaco de todos os tempos, conhecido sobretudo por sua arte decorativa, mas que também, assim como nós, era apaixonado por vestuário. Suas pinturas, muitas vezes retratam peças idealizadas para satisfazer o gosto excêntrico de sua amante, Emile Louise Flöge.
Emile tinha um gosto bastante arrojado para sua época e, diferente da sociedade vienense em que vivia, gostava de cores vibrantes, modelos ousados e tecidos luxuosos.
No livro “Klimt & a Moda” encontrei todas essas curiosidades sobre esse pintor que eu tanto amo e fiquei ainda mais apaixonada por seu trabalho.
Apesar de conceber os modelos, quem costurava as peças era a própria Emile que, em parceria com sua irmã, mantinha um ateliê de costura chamado “As irmãs Flöge”. Não é apaixonante?
Pena que as irmãs não alcançaram o sucesso pois, obviamente, como outros artista de vanguarda, Emile produzia peças consideradas muito ousadas para a época, tempo em que a profissão de estilista ou designer de moda ainda nem existiam.
Apesar da falta de reconhecimento pela sociedade, Emile transmitiu suas criações para as gerações seguintes pois foi imortalizada na obra de seu famoso amante, ricamente vestida com suas próprias produções.
Veja alguns dos modelos que Emile criou e as obras de Klimt em que ela aparece usando essas peças de vestuário:
Bom para nos inspirar não é mesmo?