Viagem com Costura: Brooklyn (NY)!

Sabe um lugar que você visita e, antes mesmo de ir embora, já quer voltar? Assim aconteceu quando passei um dia no Brooklyn, em abril.

Estávamos hospedados em Manhattan (no Meatpacking District) e o tempo não estava nenhuma maravilha… Quando vimos que no domingo estaria sol (o único dia, aliás), resolvemos que este seria o dia de ir para o Brooklyn!

Quando estivemos em NY pela primeira vez, atravessamos a Brooklyn Bridge à pé, no fim da tarde. Mas, ao chegar do outro lado, não tínhamos pesquisado nem programado nada e apenas acabamos caminhando de volta, rs!

Desta vez tinha que ser diferente, né?!

Passeio pelo Brooklyn

Confesso que não chegamos cedo do outro lado pois aproveitar um bom brunch de domingo também fazia parte da programação, ainda em Manhattan. Depois de estarmos de barriguinha cheia e com umas mimosas na cabeça (rs), iniciamos o nosso passeio.

Atravessar a Brooklyn Bridge à pé pode até ser clichê, mas vale a pena pelo visual! Como muita gente teve a mesma ideia que nós – de aproveitar o domingo de sol para fazer o passeio – a única coisa é ter paciência na hora de fotografar, já que tinha muita gente por todos os lados, rs!

A caminhada pelo Brooklyn incluiu a região do Dumbo, onde dá pra tirar aquela foto bapho do Empire State “emoldurado” pela Manhattan Bridge, o mercado de pulgas do Brooklyn (na Manhattan Bridge também, onde compramos dois pôsteres fofos e – por estarem na vidraçaria para colocar moldura nos últimos dias é que este post atrasou, rs).

Seguimos pelos parques entre a Brooklyn Bridge e a Manhattan Bridge, uma delícia! Lá deu até vontade de fazer look do dia, com a minha inseparável jaqueta bomber florida!

Passeio Craft

Seguimos à pé até chegar à Brooklyn General Store, recomendação da querida Vivi Basile. Caso queira poupar um tempinho, acho que também dá para ir de metrô. A loja é linda por dentro e por fora! Uma ótima seleção de tecidos e de lãs também (e olha que o verão já estava chegando por lá)! E este passeio todo só foi possível em um domingo porque a loja estava aberta, oba!

Como já tinha comprado alguns tecidos nas andanças das férias, resolvi comprar esta camiseta linda em algodão orgânico, um alfineteiro feito de lã e duas meadas da lã Rasta, da Malabrigo (a minha preferida)!

“O amor está no fazer”

Depois de ser super bem atendida na loja, prosseguimos com o passeio nesta parte do Brooklyn (Cobble Hill), onde tomamos um super sundae na Brooklyn Pharmacy & Soda Fountain. Aliás, sugiro dividir com alguém, pois é gingante! O local segue o mesmo jeitinho da loja de tecidos e afins, mantendo toda uma estrutura de uma antiga farmácia, muito fofa!

Terminando o passeio em grande estilo

Pegamos um metrô para voltar à região de Williamsburg. Chegamos ao anoitecer, então ficamos sem passear por esta região que parece ser super legal! Ou seja, é motivo para voltar um dia!

Seguimos para o nosso destino final no Brooklyn, um bar no rooftop do hotel Wythe, com uma vista linda para Manhattan! Fora a espera do lado de fora com um vento congelante, foi tudo ótimo! E a caminhada do metrô para o local permitiu apreciar um lindo por do sol!

E, depois deste dia tão gostoso, fomos embora com vontade de voltar!

Eu amei conhecer o Brooklyn!

_____
INFORMAÇÕES:

Brooklyn General Store
128 Union St, Brooklyn
NY, 11231, EUA

10 anos de blog – O que vem depois?
Acessórios para o Inverno: Gorro de tricô!

Eu sou uma pessoa que, apesar de amar costurar, tenho amado muito fazer tricô. Não sou uma pessoa que tricota rápido então me policio para fazer um pouco por dia (tem sido uma hora por dia, praticamente todos os dias). Como eu demoro bastante para, por exemplo, tricotar uma blusa aí eu intercalo com projetos mais rápidos. Eu aprendi a fazer este gorro de tricô um pouco antes das férias e ficou pronto a tempo de colocar na mala.

Quero repetir o gorro para fixar bem como é feito, pois pode ser um bom presente, por exemplo!

O gorro de lã

Eu ganhei dois novelos de lã no amigo secreto da turma que viajou para Montevideo (post aqui) e a professora Solange disse que elas seriam ótimas para um gorro. A receita pareceu ser das mais simples e o resultado ficou ótimo!

Usei quase dois novelos da lã Lanafil (Pagliaccio – 53% lã e 47% acrílico – cor 42211) e agulha circular 5,5mm com cabo de 60cm.

gorro-trico1-979x1024-4817461

Pausa para o capuccino e para comemorar meu primeiro gorro de tricô! #tricotakatiatricota #bloguices

A post shared by Katia Linden (@katialinden) on

Estreando o Gorro

Eu não tenho muito costume de usar gorros ou mesmo outros acessórios para a cabeça, como chapéus. Na época que eu usava franja curta eu lembro de ter tentado, mas a franja sempre acabava amassada no final…

Hoje em dia, em que meu cabelo está bem mais perto do natural (não uso mais secador, nem faço escova ou babyliss e a química das luzes e da cor fantasia está mais para as pontas) e com franja comprida, estou voltando a usar esse tipo de peça. Até porque tem horas que é mais importante proteger a cabeça do frio (ou do sol) do que se preocupar com o cabelo amassado, rs!

Eu adorei usar o gorro, pois o ventinho gelado no High Line estava presente em boa parte do passeio!

gorro-trico3-e1495477811464-768x1024-8988906

Terminando esta série dos acessórios para o inverno, acho que ficarei bem aquecida nesta temporada mais fria que está chegando!

10 anos de blog – O que vem depois?
Viagem com Costura: New York!

Depois de San Francisco (posts aqui e aqui), eu e o Ricardo seguimos para New York. Nós estivemos lá pela primeira vez em 2010 e resolvemos voltar. Tanta coisa aconteceu nos últimos anos que a gente certamente veria a cidade com outros olhos.

Um exemplo: em 2010, eu ainda fazia cupcakes e nem imaginava costurar um dia (quanto mais ter a costura e as manualidades tão tão tão presentes na minha vida). Naquela ocasião eu me propus a comer pelo menos um cupcake de um lugar diferente por dia, para fins de pesquisa; desta vez eu queria conhecer algumas lojas de tecidos, ir a um museu voltado à moda e, principalmente, fazer um turismo menos acelerado (eu e o Ricardo somos adeptos do turismo hardcore quando o lugar é novo pra nós, rs).

Foi uma semana bem gostosa, descobrimos lugares novos, fizemos programas diferentes e voltamos a lugares que gostamos muito e que não esquecemos nesses anos entre as duas visitas.

Turismo Craft

Purl Soho

Eu namoro a Purl Soho faz tempo, recebo aquelas newletters lindas e acompanho os produtos que vendem e os projetos que disponibilizam (algums são gratuitos, aliás).

Ao chegar na loja, era tudo como eu imaginava mesmo! Visual lindo, ótima curadoria de produtos e atendimento muito bom!

Eu sempre fico tímida para pedir para tirar fotos das lojas que vou, mas lá não resisti! (Se clicar em uma das fotos da galeria, você vê tudo em tela cheia).

Compras na Purl Soho: Jeans Robert Kauffmann para a futura calça jeans própria (complementando este post), linha de costura (mas que comprei para fazer teste de um tassel/pingente), lãs grossas e delicadas ao mesmo tempo e uma linda tesoura daquelas pesadas da Merchant & Mills.

Purl Soho
Endereço: 459 Broome St, New York, NY 10013, EUA

Mood Fabrics

Acredito que esta loja tenha ficado bem famosa com o Project Runaway (reality show de estilistas). A loja da Mood Fabrics de NYC fica em um prédio que você tem que entrar e possui alguns andares, mas eu e o Ricardo ficamos contentes de visitar só um deles, rs!

Lá tem muitos tecidos e são divididos por corredores (lãs, seda, sintéticos e assim por diante), muito recheados, o que dificulta a procura. Mesmo assim, batemos os olhos em dois tecidos lindos!

Compras na Mood Fabrics: Lã com seda para uma jaqueta para o Ricardo, algodão bordado bem delicado e punhos já cortados por yard.

Fomos bem atendidos por lá, mas confesso que saí com a sensação de ter deixado algo passar devido à quantidade enorme de tecidos na loja!

Mood Fabrics
Endereço: 225 W 37th St, New York, NY 10018, EUA

B&J Fabrics

Mais uma loja que não dá para ver da rua, mas que valeu a subida! A loja é das mais organizadas que já vi na vida, com bandeiras (amostras) de todos os tecidos, em todos os corredores! Os tecidos eram mais nobres e mais caros. Mas todos eram de cair o queixo!

Imagem. Toque duas vezes para visualizar esta imagem em tela cheia. Toque duas vezes e mantenha para mostrar opções de compartilhamento.Compras na B&J Fabrics: Tecido de cetim escolhido no cesto de promoções e um corte de algodão Liberty (porque o amor nunca termina!)

Endereço: 525 7th Ave, New York, NY 10018, EUA

Combinações prontas

Acabou que, em um mesmo dia com a ida em duas lojas praticamente vizinhas – Mood e B&J, eu e o Ricardo conseguimos escolher os materiais para os projetos que “deram na telha”: um vestido para mim (vem festinha para eu poder costurar!) e uma jaqueta bomber para o Ricardo.

Eu fiquei feliz porque o passeio ficou mais legal por estarmos também escolhendo juntos materiais para algo que ele me pediu! Apesar de costurar há um tempo, eu nunca fiz algo do tipo para o Ricardo, porque nunca deu um “estalo” nele e nem em mim que eu pudesse fazer.

Nada como sair um pouco da rotina para novas ideias surgirem, né?!

No fim das contas, o algodão bordado da Mood combinou direitinho com o tecido acetinado da B&J. Comprei pensando num vestido mais festivo, agora só falta o evento festivo para eu poder costurá-lo, rs!

Museu do FIT

Se você estiver passeando pelo Garment District (a região das lojas de tecidos e afins), aproveite para visitar o museu do FIT (Fashion Institut of Technology), sempre tem alguma exposição rolando por lá!

Quando estávamos na cidade, a exposição era sobre designers negros americanos. Além das peças serem lindas, conhecer a história das pessoas que as criaram foi muito interessante! Muitas delas eu não conhecia, além do tema ser muito relevante e que precisa ser discutido.

The Museum at FIT
Fashion Institute of Technology
Endereço: 227 W 27th St, New York, NY 10001, EUA

Museu do MET

Além do museu do FIT, veja se quando você estiver na cidade se não está rolando a exposição do Costume Institute do MET (sim, aquela que inicia depois do baile de gala que bomba na internet sempre no começo de maio). Não foi o meu caso, mas eu adoraria que a data tivesse casado!

The Costume Institute – Metropolitan Museum of Art
Endereço: 1000 5th Ave, New York, NY 10028, EUA

Para visitar

Se você ama um filme ou uma série que se passa em New York, faça uma pesquisa sobre os locais onde foram gravadas. Eu acho tão divertido encontrar os locais! Muitas vezes, só o passeio para chegar aos locais já rendem tanto! Desta vez, passamos pela casa de Carrie Bradshaw e pelo prédio dos Caça Fantasmas (a pedido do meu irmão, pena que estava em reforma)!

E, se você gosta de música, tem tanta coisa legal para fazer! Fomos a dois shows de Jazz, com pegadas bem diferentes! Passamos pelo Hotel Chelsea (que já foi morada de muitos artistas) e pelo Eletric Lady (estúdio aberto pelo Jimmy Hendrix onde todo mundo maravilhoso já gravou, tipo o Bowie).

E nessa galeria tem um resumão de coisas que amamos em NYC, então aqui vão as nossas dicas!

Agora, preparando este post, já fiquei com vontade de voltar! NYC é incrível e sempre tem algo novo para descobrir ou algo querido para revisitar!

Eu recebi muitas outras dicas, mas acabei não conseguindo ir a todos os lugares. Fica aí a desculpa para retornar a Big Apple um dia, né?!

Quero aproveitar para agradecer às queridas Vivi Basile e Patricia Cardoso por boa parte das dicas deste post!

Katia Linden
Sou de São Paulo, publicitária de formação, professora de costura por paixão e escolhas da vida. Sou também várias outras coisas por convicção: feminista, mãe de cachorros, tatuada, amante de música, viciada em Grey's Anatomy, costureira, modelista, consultora de estilo e (também, ufa) autora deste blog.
Sobre o Blog ⟩
Newsletter

Assine a minha newsletter e receba novidades exclusivas por e-mail!

Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Email inválido.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres. (Obrigatório!)
keyboard_arrow_right
Um manifesto para 2022
Vencendo a minha maior resistência: vender!