No ano de 2024, num movimento de recuperar a minha energia de gostosa (contei sobre esse movimento na estreia do meu Substack, confere aqui), resolvi voltar a costurar para mim. Vestir bem hoje o corpo que eu tenho hoje.
Resolvi retomar a tradição de fazer a roupa que usaria no meu aniversário, independente do que eu faria no dia. Retomei também um projeto que estava na minha cabeça há anos: fazer um Kielo Wrap Jumpsuit, da Named Patterns.
UM MACACÃO E MUITAS REVIRAVOLTAS
Fazer esta peça foi concluir uma baita de uma novela. Explico: comprei o molde pela primeira vez no final de 2018, provavelmente empolgada por ter feito um vestido lindo de seda para meu aniversário de 40 anos (que ainda não ganhou um post aqui, me desculpe). Comprei em um marketplace de moldes e, na época, não baixei os arquivos.
Quando voltei a pensar no que eu queria vestir nos tempos pós pandemia, em 2023, o macacão seguia fazendo sentido pra mim. Fui lá atrás do molde e… o site não existe mais! Perdi o que paguei por descuido de não ter feito logo o download dos arquivos. Pior é que tinha comprado um molde de uma blusa junto, que prejuízo…
No fim das contas, em abril de 2023, comprei o molde novamente, agora no site da própria marca e logo fiz o download de tudo, para garantir. Comprei online também o tecido, uma malha que parece um suede, com bastante elasticidade, como pedia o projeto. Apesar do tecido ter o nome da cor de CARMIN, eu tentei me convencer que era mais puxado pra um magenta. Lógico que não era, a malha era vermelha mesmo. Enquanto eu tentava me convencer de que comprei um tecido de cor linda, mas que não fica boa para mim, deixei o projeto de lado de novo, aff.
Nisso, fui passando outros projetos na frente, como a minha saia de tule, uma nova blusa com tecido que eu tinha guardado há anos… e, de tempos em tempos, o macacão voltava nos meus pensamentos. De fato eu tinha que fazê-lo. Enfim, em outubro do ano passado, comprei outro tecido: um moletinho de viscose. A cor que vi no site, para mim, estava entre um verde e um azul, tanto faz para onde “puxasse”, eu ficaria feliz.
Ao finalmente recebê-lo, um azul turquesa mais escuro. Gostei. Aí, finalmente fui fazer o macacão. Esta deve ser a peça mais enrolada de todas, só não ganha da minha manta de hexágonos, kkk
View this post on Instagram
Achei no meu armário do ateliê o molde e as instruções impressos junto com o tecido que comprei errado. Nessa última olhada, é fato que esse primeiro tecido será parte de algum desapego que eu venha a fazer, pra alguém dar um fim bem melhor do que eu daria para ele.
Ao longo de alguns dias (de 31/10 a 23/11), levei 11 horas e meia pra fazer meu macacão. A peça ficou pronta 24 dias antes do meu aniversário. Foi bom eu ter feito antes, com calma, para garantir. Eu sempre chego em dezembro muito cansada e não quis arriscar.
Este dezembro foi tão puxado que nem montar árvore de Natal em casa eu não montei. Não fiz nenhuma festa de aniversário em casa. No dia, comemorei no trabalho, entre as aulas da manhã e da tarde, quando todo mundo cantou parabéns para mim com um bolo delicioso (obrigada Novelaria). À noite, saí para jantar com a minha mãe e meu irmão num restaurante que gostamos muito. No sábado seguinte, saí com minha amiga Rosângela (tem post da blusa que usei no dia aqui).
View this post on Instagram
Não me culpei por não ter feito as mil comemorações que sempre faço. Acho que a maturidade me fez entender que, mesmo que à distância, quem quer se fazer presente vai se fazer presente. Não preciso dar um monte de opções de comemoração para torcer que as pessoas compareçam em ao menos uma delas, sabe? Faz pouco tempo que enxerguei isso, mas sempre usei o fato de ser sagitariana festeira como desculpa… O cansaço também me fez pensar em fazer o que estava ao meu alcance e, neste ano, foi isso que eu pude fazer.
O MACACÃO DE MALHA
O molde oferece algumas variações: tem a versão vestido midi e a versão macacão, com ou sem mangas. Escolhi fazer o macacão sem mangas. A modelagem é super bonita, eu gostei bastante. A única coisa que não gostei foi que todas as variações estão em um arquivo só, o que me fez traçar com uma caneta fininha o que eu queria fazer. Assim mesmo, cheguei a copiar a cava da frente errado, mas deu para resolver pois eu queria a mais aberta e tinha copiado a mais fechada. Preferia que as versões estivessem separadas, no fim das contas.
Usei um moletinho de viscose com bastante elastano e fechei a peça na overloque. Encantada, como eu costumava chamar minha overloque lá no começo, estava encantada mesmo. Ela estava um pouco desregulada e pedindo por uma revisão. Consegui costurar a peça, mas passei um tantinho de raiva, rs. Nada que a peça pronta e uma revisão logo no começo do meu recesso de fim de ano que não tenham resolvido, hehehe.
Costurei e rebati o revel interno todo na máquina de costura e também fiz a barra com agulha dupla nela. Mostrei todo o processo nos meus Stories ao longo dos dias e salvei neste destaque.
Foi meio complicado fotografar a peça sem estar no corpo mas acho que consegui, rs,
(Clique em uma das imagens para ver em tela cheia)
Os aspectos que eu mais gosto: A possibilidade de ajustar ao corpo através da amarração, tendo a área da cintura mais larga (tanto que no molde indicam pegar a principal medida como sendo a do busto, já que a parte de cima é mais ajustada) e a abertura das costas com apenas um botão em cima que, além de eu gostar muito, faz com que o vestir seja mais simples (ninguém merece zíper no centro das costas, ainda mais se for invisível).
LOOK DO DIA: MEU ANIVERSÁRIO E NATAL EM FAMÍLIA
Saí feliz da vida para trabalhar no dia do meu aniversário, sendo que eu dei uma aula de manhã e outra à tarde. Cantamos parabéns com bolo na hora do almoço, foi um dia muito gostoso!
À noite, saí para jantar com minha mãe e meu irmão e eles morreram de vergonha quando pararam tudo no restaurante para cantar parabéns pra mim. Eles são bem mais tímidos que eu, hehehe.
Usei com este tênis verde que eu amo e trouxe o verdinho pro colar e para as tiras do top que apareceram discretamente pela abertura das costas. Eu amei! Como não consegui fazer fotos no dia, repeti o look no almoço de Natal com a família e pedi pra minha afilhada Ellen tirar as fotos!
(Clique em uma das imagens para ver em tela cheia)
Macacão em malha: molde Kielo Wrap Dress & Jumpsuit, da Named Patterns, feito em moletinho de viscose (92% Viscose e 8% Elastano) na cor Metaverse, da Texprima.
Colar: Caterina foi Passear
Tênis: Adidas
Eu amei ter retomado esta tradição de aniversário e ter concretizado a vontade antiga de fazer esta peça! Eu amei o resultado e vou usar muito!
E você? Tem alguma tradição no seu aniversário?