Costuras da Semana!

Olá!

Não gosto de ficar me queixando sobre o clima, até porque as queixas não mudam em nada a situação, mas tem sido bem puxado costurar nos últimos dias com tanto calor. Ligo o ventilador sempre que dá, quando não tem o perigo de algo sair voando, e vamos tocando..

Ainda assim, a semana foi produtiva! Na aula de costura, comecei a fazer o vestido que eu queria. A parte de baixo já está pronta, toda feita com costura francesa (ou inglesa? rs!)

hering1-1707559

E se eu não tivesse cortado a parte de cima, eu bem que podia deixar como uma saia longa!

hering2-1970247

Detalhe da estampa fofa e do franzido!

Em casa, criei coragem para tirar a minha blusa Sencha do “castigo”. No fim das contas, era falta de coragem de desmanchar um decote que estava perfeitinho… Contei o processo todo no post da última 6a feira.

Então, conforme prometido, aqui estão fotos da blusa pronta. As fotos comigo usando a blusa eu vou ficar devendo pois o marido não pôde tirar as fotos a tempo para este post. Quando eu usar eu mostro!

O que eu gostei do modelo é a substituição das pences por pregas no decote e da cintura pra baixo. O resultado da modelagem é bem interessante! Imagino que em um tecido liso esses detalhes devem aparecer ainda mais!

sencha1-3645953

Frente.

sencha2-2745357

Detalhe das pregas e do viés do decote.

sencha3-3138562

As pregas na parte de baixo.

sencha6-5213372

Costas.

sencha5-1614349

Detalhe do viés do decote e do fechamento com botão de madrepérola.

sencha7-7716221

Fechamento com botões de madrepérola.

sencha8-6580275

Pregas das costas.

sencha4-2922233

As cavas receberam acabamento em ponto invisível.

Eu gostei muito. Valeu a pena retomar o projeto, não poderia desperdiçar de jeito nenhum um dos tecidos mais bonitos que já comprei (e já tinha usado uma parte numa outra peça, presente para a minha amiga Ane)!

Eu estou começando a fazer um shorts azul, para usar com essa blusa nova e também porque, apesar de ser apaixonada por vestidos, esse verão está realmente muito quente e os poucos shorts que eu tenho estão quebrando um belo galho, mas não estão dando conta. Assim, quero colocar em prova se eu consigo montar uma peça deste tipo sozinha, já que o único que eu fiz foi na aula de costura.

Parti então para o presente da minha afilhada, que fará aniversário nesta semana (beijo, Ellen!). Assim que a presenteada receber seu mimo, eu coloco por aqui. Só posso adiantar que foi uma delícia fazer!

E, por ultimo, entrando totalmente na onda do Sashiko, estou começando a fazer uma colcha para um bebê muito especial que vai nascer em maio (ooooi, Noah!). Comprei os tecidos, desenhei o projeto e fiz os cálculos. Em parte é surpresa, mas o que der eu vou mostrando por aqui!

A colcha só não ficou totalmente parada porque estou fazendo mais hexágonos de papel e porque comprei o tecido branco para os hexágonos que faltam e para o forro da colcha. Na parte de material, só falta a manta do “recheio” da colcha, mas como é um material mais volumoso, só vou atrás quando chegar a hora de usá-la. Saldo de rosetas estampadas até o momento: 93 (de 95).

E assim as coisas vão caminhando, mesmo com tanto calor!

Beijos e boas costuras!

Meus 11 anos de costuras – um giro por 2019 (parte 1)
Lendo Bell Hooks: “Ensinando a Transgredir – A Educação como Prática da Liberdade”
Costuras da Semana!

Olá!

E não é que já estamos em novembro?

Pois é, este mês será muito movimentado por aqui, o que eu acho ótimo! Já dá para notar a correria com este post entrando um dia atrasado (disfarça…)!

Vai ser corrido, mas vai ser um mês muito bom!

Vamos para as costuras da semana!?

Na aula de costura, continuei a fazer o meu macacão. Ele está tomando forma, só que ainda não está num ponto que dê para ser fotografado…

Não posso deixar de contar que rolou uma certa “emoção” essa semana. Quase destruí uma parte do macacão ao errar uma parte do overloque na frente do shorts que o compõe. Sorte que a peça é larguinha, que a “derrapada” foi pequena e que deu para dar um jeito com uma costura fora do traçado original. Ufa! Quem sabe depois da próxima aula já consigo mostrá-lo?

Na aula de Patchwork, continuei a fazer o puxa-saco que leva uma faixa feita em seminole. Ficou para fazer em casa uma alcinha para pendurar e um fuxico para dar o acabamento final. Aliás, nos últimos dias concluí que fazer fuxico não é nada a minha especialidade, rs!

O puxa-saco foi todo fechado com costura francesa, que eu adoro fazer e usava muito quando ainda não tinha a Novinha, assim as bordas de tecido sem acabamento ficam embutidas.
A peça que foi aposentada ficava escondida na despensa. Lógico que o novo puxa-saco foi promovido para um lugar mais aparecido, na cozinha!

puxasaco1-4072416

puxasaco2-7694545

Pronto e em uso

O próximo projeto do conjunto de cozinha será um pegador de panela/luva de forno, que também será feito com a técnica de seminole, oba!

O crochê e a almofada em si andaram um bocado nos últimos dias. O crochê chegou aos 31cm de diâmetro no sábado, em tempo de trocar de linha para a etapa final. Escolhi usar linha na cor natural, pois achei que se usasse linha branca ficaria muito “aceso”.

2013-11-0212-19-38-3268279

31cm de diâmetro e crescendo

2013-11-0212-20-36-5276216

Falta pouco

2013-11-0212-26-24-6138536

Texturas que eu amo

Aproveitando uma ida até Santo Amaro (alternativa à 25 de março, vai render um post em breve) para comprar materiais, comprei TNT e plumante para fazer o enchimento da almofada e um tecido florido nas mesmas cores do crochê para formar a capa. Entre 6a feira e sábado eu fiz estas duas partes, agora só falta mesmo terminar o crochê para poder formar a almofada. Nem preciso mais medir o crochê, é só colocar em cima da almofada!

2013-11-0316-29-31-6744294

Falta pouco mesmo! Até o enchimento e a capa de tecido estão prontos

No sábado eu finalmente participei de um dos Patch Encontros da Lu Gastal. Fiz uma Tilda de Natal, com jeitão europeu por estar vestida para o frio. Vai fazer companhia à minha outra “cria” das bonecas. Parte da boneca já veio montada para ganhar tempo e focar nos acabamentos da mocinha. Ainda assim, as explicações da Lu e da Marta foram bem esclarecedoras para a montagem de outras bonecas no futuro. Adorei!

2013-11-0216-28-02-6906370

Tilda em progresso.

2013-11-0217-51-15-8727409

Aqui só faltava pintar o rostinho da Tilda.

tilda2-1-8328249

Prontinha e em casa

Nestas ocasiões, a Lu Gastal sempre traz sua lojinha itinerante, com coisas muito fofas!Não resisti e comprei um kit de tecidos estampados da marca Tilda, um tecido de cor de pele que dá para fazer umas 3 bonecas e uma máquina de costura de feltro. E uma Kokeshi linda feita com carretel de madeira. Alguma dúvida que eu vou acabar fazendo mais Tildas?

comprasnov1-4654188

Materiais para futuras Tildas (agora aguenta, rs!) e uma Kokeshi fofa!

2013-11-0510-22-29-2-8475439

Ah, essa Kokeshi merece um destaque!

2013-11-0216-13-22-3376257

Nos vemos em POA em 2014, certo Lu?

A colcha continua de férias, mas pelo andamento da almofada, logo será retomada, oba! Saldo de rosetas estampadas até o momento: 55 (de 146).

Obs: Em outubro não publiquei post de livro do mês, nem do andamento da colcha. Acredito que retomarei os posts mensais de livros em janeiro, e os posts da colcha voltarão assim que eu retomar o projeto. Aguardem e confiem, ok?

Beijos e boas costuras!

Meus 11 anos de costuras – um giro por 2019 (parte 1)
Lendo Bell Hooks: “Ensinando a Transgredir – A Educação como Prática da Liberdade”
Katia Linden
Sou de São Paulo, publicitária de formação, professora de costura por paixão e escolhas da vida. Sou também várias outras coisas por convicção: feminista, mãe de cachorros, tatuada, amante de música, viciada em Grey's Anatomy, costureira, modelista, consultora de estilo e (também, ufa) autora deste blog.
Sobre o Blog ⟩
Newsletter

Assine a minha newsletter e receba novidades exclusivas por e-mail!

Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Email inválido.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres. (Obrigatório!)
keyboard_arrow_right
close
Um manifesto para 2022
Vencendo a minha maior resistência: vender!