Refiz uma das minhas golas de tricô!

Em julho do ano passado, saí de casa para dar aulas num sábado e depois eu fui com minha mãe e meu irmão no Festival do Japão. Aos sábados eu tenho o costume de ir trabalhar de Uber, basicamente por conveniência e para poder dormir um pouco mais, rs.

Saí de casa agasalhada pois estava bem frio, carregando na mão uma das minhas golas preferidas, feita em 2017. Mas, ao chegar na loja, poucos minutos depois, me dei conta de estar sem ela. Devo ter deixado cair na minha rua ou na rua da Novelaria… Olhei lá na rua e nada. Entrei em contato com a Uber, mas falaram que não tinha ficado no carro. Até pedi pra minha mãe e meu irmão passarem na minha casa para ver enquanto eu trabalhava e nada também…

Enfim, eu tinha perdido uma das minhas golas mais lindas, que tristeza. Mas, pensando por outro lado, se quem achou precisava se aquecer, que tenha vindo em boa hora.

A parte boa é que eu estou “na fonte”, né?! A Novelaria tinha duas últimas meadas nesta mesma cor e eu logo as comprei. Tricotar esta gola foi como viajar no tempo, de quando eu frequentava a loja apenas como aluna e passava 4as feiras inteiras tricotando. 2017 foi um ano muito importante para mim, quando estudei muito para voltar a empreender, comecei a fazer terapia e seguia com as minhas manualidades também.

Tricotei a gola rapidinho, pois a lã Rasta é grossa e as agulhas 14 também. Só não lembrava mais como costurar de maneira invisível. Ao terminar as minhas aulas em um dos dias de trabalho, pedi uma ajuda para a minha eterna professora Solange (agora também minha colega de trabalho) e ela costurou pra mim… Esta é uma das minhas contradições que eu dou mais risada: a professora de costura que tem dificuldade para costurar os tricôs, hahahaha!

matando a saudade dos tempos de tricotar em aula

A NOVA VELHA GOLA COM DUAS VOLTAS

A gola ficou idêntica à primeira, o que me deixou muito feliz! Ela dá duas voltas no pescoço, sem apertar, mas protegendo bem. É muito boa para usar quando está bem frio. Se quiser ver o post sobre a estreia da primeira gola, clique aqui.

LOOK DO DIA

Alguns dias depois, lá estava eu estreando a nova gola, num look quentinho e bem ton sur ton: a saia é cinza, mas puxa para o esverdeado, a jaqueta bomber que eu amo (post sobre ela aqui) também é na cor azul/verde petróleo e a gola ficou linda junto!

Gola com duas voltas e ponto barra inglesa: Lã Malabrigo Rasta, agulhas retas tamanho 14. Receita da professora Solange, nas aulas da Novelaria. Primeira versão da gola neste post.
Jaqueta Bomber Quiltada: tecido de algodão da Liberty (comprado em Paris), forro de algodão egípcio da GJ (Centro de SP), manta de algodão do antigo Armarinhos Metrópole (Centro de SP) e punhos de malha comprados no Bom Retiro. Molde da Papercut Patterns – Rigel Bomber Jacket (fora de catálogo)– e adaptação para ser forrada e quiltada do blog da Liberty (post fora do ar). Primeira aparição da jaquela neste post.
Saia de tricô: Marisa Ribeiro
Tênis: Nike, customizado pela Montageart

QUE BOM QUE CONSEGUI, DE ALGUMA FORMA, RECUPERAR A MINHA GOLA!

VOCÊ TAMBÉM TEM ALGUMA PEÇA ASSIM, MUITO QUERIDA?

Acessórios para o Inverno: Gola de Tricô!
Acessórios para o Inverno: Gola em lã super grossa!
Me Made May 2017 (#mmmay17): o final

E não é que já chegamos em junho? Não sei se você acha que este ano está passando rápido, mas para mim está!

Só de pensar que o mês de maio, mais prazeiroso por conta do Me Made May, já acabou… Enfim, é hora de fazer aquele apanhado dos últimos looks handmade deste mês. Como sempre é super gostoso colocar nosso armário handmade em evidência!

O post com os primeiros looks do mês está aqui e no final deste post tem todos os links para as peças que mostro hoje, caso você queira conferir em detalhe!

Terceira Semana

Quarta Semana

Links para as peças

Se você quiser conferir alguma peça em detalhe ou como eu a utilizei em outras ocasiões, os links são estes abaixo!

Dia 16: mais uma vez que passei o dia com roupas de academia – que não foram feitas por mim… 🙁
Dia 17: Blusa Dora (da Francine Lacerda)
Dia 18: Jaqueta Bomber Quiltada
Dia 19: Pantalona de malha azul – a calça é tão antiga que não tem um post específico para ela, mas o molde é o mesmo desta aqui
Dia 20: Vestido de malha com corte princesa
Dia 21: pulei (Passei o dia de pijama, rs)
Dia 22: Camiseta Plantain de malha amarela
Dia 23: Top Cropped de Malha (e macacão jeans)
Dia 24: Blusa Coco de malha de bouclê
Dia 25: pulei (mais um dia de pijama, eu estava doente…)
Dia 26: Vestido Monetta de Malha
Dia 27: Vestido com Babado Ombro a Ombro
Dia 28: Mini Saia de Sarja
Dia 29: Blusa Taffy de Laise (mais uma que é tão antiga que não tem um post só pra ela, rs! Mas tem as três primeiras que fiz com este molde aqui).
Dia 30: Blusa Coco de malha (outra blusa antiga e que não tem um post só pra ela, rs! Tem fotos dela aqui).
Dia 31: Blusa de Crepe de Seda

Fico muito feliz em ter participado do Me Made May mais uma vez! Ajudou a conhecer mais pessoas que costuram as próprias roupas, ver as produções das amigas e pensar em como melhorar meu armário handmade!

E você? Tem preenchido o seu armário com itens handmade?

Me Made May 2017 (#mmmay17): o começo
Desafio Me Made May 2017 (#MMMAY17)
Primeiros Looks do Me Made May 2016 (#mmmay16)!

Olá!
Quem está sempre por aqui deve ter percebido uma ausência de novos posts nos últimos dias, não é?! Bom, primeiro uma viagem de férias muito emocionante mas em que fiquei praticamente sem internet (logo menos a viagem será contada aqui no blog). Depois, na volta, uma série de acontecimentos por aqui me deixou longe do computador. O que importa é que tudo está se resolvendo e aqui estou de volta!

Para retomar a rotina habitual de posts (que eu amo manter, aliás), hoje é dia de mostrar os look dos primeiros dias do Me Made May deste ano. Contei sobre este desafio aqui.
Neste ano eu quero usar novas combinações para as minhas peças handmade, estou também procurando não repetí-las ao longo deste mês exatamente para colocar mais peças em uso e, assim, usar algo que esteja parado ou que eu sempre uso da mesma forma.

Vamos aos looks? Para ver mais detalhes e informações das peças que eu costurei, coloquei os links para os respectivos posts!

Primeira semana

mmmay16-1-5978861

Dia 1 – Último dia do festival de New Orleans (olha o spoiler dos posts futuros, rs). Estava calor e chovendo, então fui de macacão curto e levinho com botas de plástico.Post sobre o macacão aqui.

mmmay16-2-2774496

Dia 2 – Look para ir embora para casa: camiseta, legging, tênis e casaco, tudo bem confortável!Post sobre a camiseta de malha de viscose aqui.

mmmay16-3-3292137

Dia 3 – De volta a SP, no último dia de férias e finalmente aproveitando o outono.Saí com meu vestido de moletom e apliques de renda, tênis e jaqueta jeans.Post sobre o vestido de moletom aqui.

mmmay16-4-5015895

Dia 4 – Era para ser apenas um dia de volta às aulas, mas não foi bem assim, rs! (Por isso a minha cara meio acabada…)De qualquer forma, usei a camiseta que eu troquei o viés faz tempo e a minha jaqueta bomber.Post sobre a camiseta aqui e sobre a jaqueta bomber aqui.

mmmay16-5-7311356

Dia 5 – Para resolver problemas na rua (rs), vestido de malha de rayon e tênis.Post sobre o vestido Wren aqui.

mmmay16-6-4418894

Dia 6 – Confesso que estava totalmente sem ideia do que vestir nesse dia. Aí repeti o look “sucesso” do último Lollapalooza com macacão jeans, camiseta de manga comprida e lenço de algodão.Post com detalhes deste look todo aqui.

mmmay16-7-4641974

Dia 7 – Para passar o dia com uma das minhas pequenas (só consegui fazer a foto na volta do passeio, por isso estou tão amarrotada, rs), minha blusa Taffy de laise e minha pantalona de linho com viscose.Post com a blusa aqui e sobre a calça aqui.

mmmay16-8-8043327

Dia 8 – Look fofo para o almoço de dia das mães em casa: top cropped de moletom, saia evasê com prega e sapatilhas, eu gostei!Post sobre o top cropped aqui e sobre a saia Vivi aqui.

Segunda semana

mmmay16-9-4503186

Dias 9 e 10 – Foram dois dias em que acabei não usando nada que eu fiz, mas os trabalhos handmade continuaram por aqui (na foto, uma das mangas da minha blusa de tricô em progresso).

mmmay16-11-5293989

Dia 11 – Finalmente um dia normal de aulas (com direito a uma prova “básica” de alemão)! Para a jornada de estudante, minha querida saia de sarja Arielle (post sobre ela aqui).

mmmay16-12-1839325

Dia 12 – Mais um dia de afazeres domésticos, quando acabo usando roupas “das ginásticas”…O ponto alto do dia foi que retomei a colcha de Patchwork que comecei no ano passado, agora só sossego quando terminá-la!

mmmay16-13-8411282

Dia 13 – Para um cinema e jantar com o marido, minha amada blusa de crepe de seda. Não via a hora de usá-la de novo! Post sobre a blusa aqui.

mmmay16-14-1862918

Dia 14 – Para uma pizza em família, vestido curtinho de malha com legging, bota e casaco.Post sobre o vestido Coco em malha de algodão aqui.

mmmay16-15-9611186

Dia 15 – Domingo relax com vestido, jaqueta jeans e tênis. Post sobre meu vestido Monetta de malha aqui.

mmmay16-16-5353977

Dia 16 – Ontem foi um dia bem caseiro, sem look handmade, mas com os trabalhos da colcha prosseguindo. Estou terminando a colcha, finalizando o viés com pontos à mão.

Primeiras conclusões sobre minhas peças handmade

O que eu percebi até agora é que estou usando menos vestidos do que eu usava em outros tempos, tanto que estou evitando fazer outras peças do tipo há um tempo. As cores andam bem dentro daquela cartela de cores que escolhi no ano passado (post aqui), mas vesti um pouco de rosa em dois dias e eu gostei! Ajuda muito pensar nas cores na hora de combinar as peças, fica mais fácil, sabe?

Outra coisa importante nos tempos atuais é que eu vivo sem salto, estou praticamente de tênis o tempo todo. Os meus tênis nem sempre são básicos, mas são maravilhosamente confortáveis. Então, preciso considerar o item “calçado baixo/tênis” ao pensar nas costuras futuras ou como aproveitar bem o que teu já tenho no armário, já que ando muito feliz com eles!

Gostou dos looks?Ainda temos praticamente metade do desafio pela frente, continuo animada!
Beijos!

Look do dia – Macacão transpassado de malha!
Refiz uma das minhas golas de tricô!
Katia Linden
Sou de São Paulo, publicitária de formação, professora de costura por paixão e escolhas da vida. Sou também várias outras coisas por convicção: feminista, mãe de cachorros, tatuada, amante de música, viciada em Grey's Anatomy, costureira, modelista, consultora de estilo e (também, ufa) autora deste blog.
Sobre o Blog ⟩
Newsletter

Assine a minha newsletter e receba novidades exclusivas por e-mail!

Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Email inválido.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres. (Obrigatório!)
keyboard_arrow_right
close
Um manifesto para 2022
Vencendo a minha maior resistência: vender!